×
Loading ...

Quais são os tratamentos para anticorpos de espermatozoides?

Os anticorpos de espermatozoides são células baseadas em proteínas que combatem a presença de esperma no sangue, sêmen ou fluidos vaginais. O sêmen pode desencadear uma resposta dos sistema imune tanto no homem quanto nas mulheres e os anticorpos resultantes que são liberados podem danificar ou destruir os espermatozoides. Se um número maior de imunoglobulinas estiver presente, a fertilidade pode ser drasticamente afetada. Se um casal estiver com problemas de fertilidade inexplicada, a possibilidade da produção espontânea de anticorpos contra espermatozoides pode ser explorada.

O corpo pode passar a produzir espontaneamente imunoglobulinas (anticorpos) contra espermatozoides (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Diagnóstico

Uma análise de esperma provavelmente será feita para determinar a qualidade do esperma. Se esse teste mostrar que os espermatozoides estão funcionando normalmente mas o exame pós-coito revelar células imóveis, ausentes ou sacudindo, o médico provavelmente recomendará um teste de análise da presença de anticorpos contra espermatozoides. Esse exame pode ser feito de quatro maneiras. O teste Kibrick é o mais fácil de administrar, mas deve ser executado com cuidado para evitar falsos positivos. O exame de aglutinações misturadas envolve o uso de células sanguíneas vermelhas para detectar anticorpos antiespermatozoides. Já o exame de detecção de espermatozoides pode ser usado para qualificação, mas ele não oferece um resultado que é específico para a quantidade de células. O quarto teste, o IBT (Immunobead Binding Test) é o mais específico, já que ele detecta as células tanto no sêmen como no muco cervical.

Loading...

Tratando anticorpos antiespermatozoides nos homens

Se os anticorpos antiespermatozoides forem encontrados no sêmen do homem, o médico pode prescrever corticosteroides. Eles são eficazes na redução da produção dessas imunoglobulinas. Contudo, corticosteroides em altas doses podem resultar na perda de cálcio pelos ossos, o que pode levar a fraturas.

Tratando anticorpos antiespermatozoides nas mulheres

Se o corpo de uma mulher for responsável pela presença desses anticorpos, a inseminação artificial ou in vitro pode ser recomendada. A inseminação intrauterina é um processo no qual se injeta o esperma diretamente no útero. Isso é feito ao inserir um cateter muito fino através do cérvix e diretamente no útero, injetando-se o esperma lavado pelo cateter. A fertilização in vitro pula todo esse caminho de vagina, útero e tubas uterinas completamente. Em vez de injetar o esperma e esperar que eles consigam penetrar o óvulo, essa célula é retirada da mulher e injetada com o espermatozoide. O zigoto formado é então transferido para o útero.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...