De quanta água o pé de pimentão precisa?
Jupiterimages/Pixland/Getty Images
Cultivar pés de pimentão pode ser uma tarefa recompensadora. Ver as plantas começarem a crescer e florescer é algo de encher os olhos. Assistir enquanto os frutos do seu trabalho começam a emergir da folhagem causa uma sensação indescritível. As sementes de pimentão estão disponíveis em várias cores e variedades. Cada uma delas leva um tempo diferente para amadurecer, mas cada pimentão começa verde antes de ficar vermelho, amarelo, roxo ou laranja quando amadurecem. O cuidado e a manutenção das plantas é o mesmo independente da variedade ou cor do pimentão que você estiver cultivando.
Regando os pés de pimentão
IT Stock/Polka Dot/Getty Images
Mantenha os pés de pimentão bem regados — especialmente quando eles estiverem começando a florescer. Condições muito secas farão com que as plantas jovens se estressem, murchem e morram. As plantas necessitam de mais água quando estão produzindo frutos do que quando estão crescendo e amadurecendo. Dê a elas 2 cm de água por semana, antes que comecem a florescer e aumente esta quantidade para 3,5 cm ou mais para períodos mais quentes e quando a produção de frutos começar. Coloque um copo plástico sob o aspersor para medir quanto tempo leva para adicionar 2 cm de água ao jardim. Se outras variedades de pimentão não forem regadas o suficiente ao produzir frutos, eles ficarão pequenos e terão um sabor ruim. Águe o resto do jardim da mesma maneira que fizer com os pimentões. Métodos de regas incluem os uso de latas, mangueiras, pulverizadores ou aspersores e sistemas de rega. Os sistemas de irrigação podem ser programados automaticamente com o tanto de regas que você quiser e a qualquer hora do dia. Temporizadores também estão disponíveis em lojas de utilidades para o lar, e podem ser conectados diretamente a uma mangueira de jardim, se você não tiver um sistema de irrigação instalado. Coloque o tubo onde você quiser que a rega seja feita e então a água não será desperdiçada.
Cuidados com o pimentão
Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images
Ainda que as mudas de pimentão possam ser compradas facilmente, muitos jardineiros preferem cultivar suas próprias plantas a partir das sementes. Os pimentões são menos caros quando cultivados a partir das sementes quando você tem todas as ferramentas e os ingredientes necessários para começar a cultivar em ambiente fechado. Uma estufa interna simples e discos de musgo de turfa é tudo que você precisa para começar seu jardim, e esses itens estão disponíveis em muitas lojas de utilidades para o lar. Compre um fertilizante equilibrado para adicionar ao solo, quando for a hora de transplantar a muda para o lado de fora. Um fertilizante equilibrado contém a mesma percentagem de nitrogênio, fósforo e potássio exibido no saco como 16/16/16, 12/12/12 ou 10/10/10. Adicione de 5 a 8 cm de adubo ao solo logo antes de começar o plantio. Isso é essencial para áreas com solo argiloso pesado e em climas secos. Adicione adubo ao solo de três a cinco dias antes do plantio. Se você comprar mudas em uma loja e elas vierem em um pote de turfa, corte o fundo do vaso e afrouxe o solo no fundo para expor as raízes. Isso é uma forma de incentivá-las a se espalharem à medida que a planta começa a crescer. Enterre metade da muda sob o solo para que ela fique mais forte enquanto ela cresce. Fertilize mensalmente durante a estação de crescimento.
Referências
- Miracle Grow Complete Guide to Vegetables, Fruits & Herbs, Denny Schrock (Editor), 2008 (Book)
- Backyardgardener: Capsicum annuum (Pimentão) [em inglês]
Recursos
Sobre o Autor
Josh Nuttall graduated with a Bachelor of Science in English literature from Utah Valley University. He has been writing, editing and proofreading for more than six years. His work shows up all over the Internet and takes the form of articles and full website content.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Pixland/Getty Images