Cuidados de que uma árvore-da-borracha necessita

George Doyle/Stockbyte/Getty Images
A árvore-da-borracha (Ficus elastica) possui um caule duro com folhas ovais coloridas de verde escuro e cor de vinho. As folhas são mais espessas do que as de outras plantas domésticas e têm uma aparência lustrosa. A árvore-da-borracha pode crescer até 3 m de altura e suas folhas medem 20 cm de comprimento. Ela é uma planta popular por ser fácil de cuidar, sendo encontrada em florestas tropicais da Malásia, da América do Sul e da Índia.
Elementos
A árvore-da-borracha requer luz solar indireta e deve ser colocada perto de uma janela, de preferência com sol pela manhã e sombra à tarde. Mantenha-a longe de saídas de ar condicionado, de aquecedores e de correntes de ar. Se a planta não receber luz solar suficiente, as folhas ficarão completamente verdes, perdendo sua cor de vinho. A temperatura no interior da casa deve ficar entre 18 ºC e 26,5 ºC.
Cuidados e manutenção
A árvore-da-borracha precisa de solos bem drenados. A adição de areia grossa e perlita ao substrato do vaso da planta garante uma boa drenagem. Regue-a com água morna ou em temperatura ambiente até que o líquido comece a ser drenado dos orifícios no fundo do vaso. Despeje a água acumulada no prato para evitar que as raízes sejam danificadas ou apodreçam. Reloque a árvore-da-borracha em um recipiente com 5 cm a mais que o anterior quando a planta começar a precisar de água quase todos os dias. Isso dará espaço para as raízes crescerem.
Fertilizante
Use um fertilizante solúvel em água a cada duas semanas durante a primavera e o verão. Não deixe de ler o rótulo para obter instruções específicas sobre como utilizar o fertilizante. Aplique-o uma vez a cada quatro meses se a planta estiver crescendo com pouca luz e vire o vaso uma vez por semana para que todas as partes dela recebam luz.
Pragas comuns
A árvore-da-borracha raramente é incomodada por pragas ou doenças de qualquer tipo. As pragas mais comuns com as quais você deve tomar cuidado são as cochonilhas, os pulgões, os ácaros, tripes e insetos-escama. Eles geralmente atacam plantas cultivadas dentro de casa, especialmente em um ambiente de umidade elevada.
Referências
Recursos
Sobre o Autor
Marie Louise is passionate about her writing, bringing personal knowledge and experience on Complex Regional Pain Syndrome, chronic pain conditions, parenting, research, alternative medicine and animals. Her work appears on several different websites.
Créditos Fotográficos
George Doyle/Stockbyte/Getty Images