×
Loading ...

Como fazer rabo de andorinha em peças de madeira

O rabo de andorinha — também conhecido como dentes de ligação — é uma técnica usada para conectar dois pedaços de madeira em um ângulo reto. O conjunto recebe esse nome pela semelhança ao rabo de uma andorinha, esse método consiste em fortalecer a conexão dos entalhes em madeira unindo cada peça. Estes dão a impressão de pentes e dedos entrelaçados. Os padrões entrelaçados estão longe de ser decorativos, no entanto, eles acrescentam força e segurança valiosa em uma montagem. Eles também reduzem a quantidade de partes destacáveis ​​necessárias para unir as peças de madeira e de perfuração, tornando o conjunto mais confiável.

Instruções

Escolha madeira de qualidade (Michael Blann/Digital Vision/Getty Images)
  1. Coloque uma das tábuas de madeira na bancada. Coloque a outra tábua em uma posição vertical no topo da primeira tábua, as extremidades das tábuas devem estar alinhadas em conjunto. Usando a borda da tábua como uma régua, desenhe uma linha ao longo da tábua na horizontal igual à espessura da madeira. Use um cinzel para marcar na madeira uma linha ao longo da tábua, e continue através de todas as quatro superfícies das tábuas.

    Loading...
    Calcule o tamanho necessário para o seu projeto (Pixland/Pixland/Getty Images)
  2. Meça um terço do caminho ao longo da linha sobre a tábua horizontal e desenhe uma linha que ligue esta linha para a extremidade da tábua. Isso marcará o início do primeiro dente de ligação. Meça um terço do caminho ao longo e desenhe uma linha idêntica. Copie os dois segmentos, marque com lápis usando os resíduos de madeira e evite que as peças saiam erradas na madeira que será serrada.

  3. Prenda a madeira em uma morsa e use uma serra para cortar os excessos da madeira. Isso deixará você com apenas a parte dos dentes. Faça como você fez na etapa 1, mas desta vez a peça vertical de madeira só tem um dente em vez de uma borda completa. Centre este dente no meio da borda da peça horizontal. Desenhe em torno dele para indicar que está com resíduos de madeira.

  4. Fixe a peça horizontal de madeira na morsa e veja ao redor da borda da parte sombreada da madeira. Remova estes resíduos e aplique cola de madeira no interior do entalhe criado. Entalhe os dentes da outra peça de madeira para que os dois pedaços se unam até que a cola esteja totalmente seca. Um ângulo de 90 graus será criado é será chamado de conjunto de dentes. Para peças mais largas de madeira, você terá de cortar mais dentes e ranhuras.

Loading...

O que você precisa

  • 2 pranchas de madeira de espessura e largura idênticas
  • Faca para marcar
  • Lápis
  • Trena
  • Morsa
  • Cinzel
  • Cola de madeira

Referências

Loading ...
Loading ...