Como saber se um rato de estimação está doente
David De Lossy/Photodisc/Getty Images
Conheça o seu rato. Qualquer mudança no comportamento ou aparência física precisa de atenção. A presença desses indicadores, muitas vezes, significa que o animal está doente. Muitos problemas de saúde não são graves, mas alguns requerem ajuda veterinária. Descobrir problemas de saúde envolve a observação visual e o manuseio do animal. Ser pró-ativo é fundamental para manter o seu rato saudável e bonito!
Step 1
Observe se há ganho de peso. A obesidade é comum em uma alimentação rica em sementes, nozes ou comidas humanas. Mude sua dieta para um tipo equilibrado de alimentos secos e elimine petiscos em excesso.
Step 2
Preste atenção à perda de peso. Esse sinal geralmente significa que o seu animal de estimação está doente. Leve seu rato ao veterinário para fazer exames e verificar se há vermes.
Step 3
Observe se os dentes da frente parecem muito longos. Incisivos muito grandes causam problemas na boca e na mandíbula. Os dentes do rato crescem continuamente. Geralmente, eles são desgastados à medida que o animal rói, mas às vezes é preciso que um veterinário raspe-os.
Step 4
Preste atenção aos espirros, problemas na respiração, barulhos excessivos com a boca ou outros sons audíveis. Esses sintomas indicam uma potencial infecção viral e é recomendável consultar um veterinário.
Step 5
Observe inatividade ou atividade excessiva além dos hábitos normais do seu animal. Peça ao veterinário para fazer um check-up no rato.
Step 6
Julgue coceira ou perda de pelo como um potencial problema de parasita. Reviste visualmente sua pelagem.
Step 7
Procure problemas oculares. Lacrimejamento, estrabismo ou piscar de olhos anormal está associado a doença devido a uma infecção viral ou estresse.
Step 8
Observe sinais de diarreia ou erupção cutânea que se desenvolverem. Esse sintoma significa que é necessário fazer uma visita ao veterinário.
Step 9
Manuseie seu rato de estimação. Sempre procure por caroços ou alterações na pelagem e na pele, já que os tumores são comuns nesses animais.
Mais Artigos
Advertência
- Nunca deixe de tratar os sintomas encontrados.
Sobre o Autor
This article was created by a professional writer and edited by experienced copy editors, both qualified members of the Demand Media Studios community. All articles go through an editorial process that includes subject matter guidelines, plagiarism review, fact-checking, and other steps in an effort to provide reliable information.
Créditos Fotográficos
David De Lossy/Photodisc/Getty Images