×
Loading ...

O bruxismo em gatos

O bruxismo é uma definição médica para o ato de ranger e apertar os dentes sem estar associado à alimentação. Um gato sofre de bruxismo quando ele continuamente range os dentes forçadamente. Isso pode acontecer tanto com o gato acordado quanto dormindo.

O ranger de dentes em gatos deve ser levado a sério (Image by Flickr.com, courtesy of Hamed Saber)

Efeitos do bruxismo felino

O ranger e apertar de dentes - caso não notado - resultará em graves danos aos dentes, como cáries e infecções periodontais.

Loading...

Causas

O bruxismo em gatos geralmente indica problemas de saúde. Junto com o estresse, fraturas de dentes e mandíbulas são causas comuns. Outros problemas dentais associados ao bruxismo em gatos são: dor oral, lesões e reabsorção dos dentes. Um gato com bruxismo pode ter também irritações na boca, causadas por uma planta ingerida ou substância absorvida.

Outras causas de bruxismo

Problemas graves de saúde associados ao ranger de dentes felinos incluem desidratação, azia estomacal, problemas digestivos, doenças de fígado e o hiperparatireoidismo secundário - uma doença que acelera o uso de fósforo e cálcio pelo organismo.

Atenção

O bruxismo em gatos deve ser tratado como um problema sério. Pode tratar-se de uma indicação de falha no fígado.

Recomendações

Gatos que rangem os dentes continuamente devem receber exames físicos e dentais completos feitos por um veterinário. Radiografias também são recomendadas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...