×
Loading ...

Como fazer os papagaios pararem de gritar

A maioria dos papagaios tem um grito naturalmente alto. Na natureza, acredita-se que são utilizados para determinar a localização dos membros do bando. É normal os papagaios gritarem um pouco, mas alguns pássaros fazem isso de forma incessante. Cacatuas, papagaios-verdadeiros, jandaias-amarelas e araras são conhecidos pelos gritos. Eles geralmente fazem barulho para chamar a atenção do dono. Os papagaios não são bichos de estimação silenciosos, mas existem várias coisas que você pode fazer para desencorajar o barulho excessivo.

Instruções

É normal os papagaios gritarem um pouco (George Doyle & Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images)
  1. Observe se seu papagaio está gritando demais ou se ele apenas pertence a uma espécie que costuma fazer esse tipo de barulho. A maioria dos pássaros que não tem esse problema geralmente emite gritos de contato ao amanhecer, no pôr do sol e algumas outras vezes durante o dia. O excesso de gritos costuma se prolongar por horas ou acontecer em resposta a uma situação específica. Se, por exemplo, seu papagaio gritar sempre que você sai do ambiente e não para até que você volte, isso é sinal do problema.

    Loading...
  2. Se possível, determine a razão do grito. A causa mais comum é para chamar a atenção, mas existem outros motivos que também devem ser considerados. Alguns pássaros gritam por que estão sentido dor ou com coceira, por isso, é bom procurar um veterinário de aves para descartar problema de saúde antes de prosseguir. Isso é muito importante se seu pássaro estiver com sintomas de doenças ou ferimentos.

  3. Diminua o barulho na sua casa. Muitos papagaios tentarão abafar os sons de fundo, como da televisão ou de conversas em voz alta. Às vezes, somente essa medida já é o suficiente para fazer um pássaro parar de gritar.

  4. Evite recompensar o pássaro pelo grito. Isso inclui a maioria das formas como você normalmente reagiria, como repreendê-lo, gritar ou entrar no local onde ele está para ver o que está acontecendo. Evite, principalmente, dar ao papagaio uma distração, como um petisco ou um brinquedo. Isso silenciará o animal por alguns minutos, mas logo ele aprenderá que, se gritar, você dará brinquedos e petiscos para ele.

  5. Saia de perto do pássaro imediatamente quando ele começar a gritar. Não fale; simplesmente vire as costas e vá embora. Se o pássaro estiver fora da gaiola, coloque-o dentro dela antes de deixar o ambiente.

  6. Recompense seu papagaio quando ele fizer outras coisas em vez de gritar, como conversar, assoviar ou produzir sons agradáveis. Tente oferecer um petisco saudável, um brinquedo pequeno ou palavras carinhosas.

Loading...

Dicas

  • Algumas espécies de papagaios são bastante barulhentas quando entram em uma casa ou gaiola nova, mas se acalmam depois que se acostumam com o ambiente novo. Isso acontece principalmente com as maritacas do gênero Aratinga.

Aviso

  • Nunca castigue o pássaro batendo ou sacudindo a gaiola, pois isso pode machucá-lo seriamente.

Recursos

Loading ...
Loading ...