Razões para o aspirador de pó superaquecer
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Aspiradores eliminam dos tapetes e pisos coisas que podem causar alergia, como poeira, pelos de animais, terra, e uma infinidade de outras partículas que bombardeiam nossos pisos. A manutenção adequada de um aspirador de pó pode reduzir, se não eliminar, os problemas de superaquecimento. Muitos aspiradores possuem sistemas de desligamento automático que o desativam quando o motor atinge uma temperatura elevada. É recomendável desligar o aspirador permitindo-lhe descansar por 30 minutos. Ele resfriará e você poderá retomar a aspiração. Para evitar o superaquecimento, mantenha o saco, mangueiras e filtros limpos e substitua as correias do aspirador regularmente.
Saco do aspirador de pó cheio
Um aspirador de pó possui um motor central que opera um ventilador axial, por vezes referido como uma ventoinha. Ele é responsável por um sopro de ar a partir do aparelho de forma a criar um vácuo. O aparelho é então capaz de sugar ou aspirar detritos de pisos, móveis e qualquer outro local em que seus acessórios possam chegar. Os detritos passam através de vários filtros e são depositados em um saco dentro do aspirador ou lata, que é esvaziado depois da utilização. Ele não poderá filtrar ou circular o ar se o saco estiver cheio por causa da quantidade de detritos nele. O motor, por sua vez, trabalha mais para o fornecimento de vácuo, causando um sobreaquecimento. O site Vacorama sugere que ocorra a troca de sacos do aspirador quando eles estiverem 75% completo, em vez de esperar ele encher completamente. A cada três meses, limpe a área interior onde o saco é instalado para remover fiapos e poeira que se acumularam.
Mangueira e escovas entupidas
As mangueiras podem ser obstruídas com objetos grandes, como fios, pelos de animais, comida, brinquedos ou detritos pesados. Nunca aspire sobre objetos pontiagudos ou pesados. As escovas podem acumular cabelo, fios, cordas e elásticos, se for permitido o uso do aparelho sobre esses objetos. Inspecione as escovas sob o aspirador após cada uso e corte qualquer material que esteja emaranhado, simplesmente deslizando as lâminas da tesoura entre a escova e seu núcleo. Mangueiras entupidas demandam muita energia para o motor do aspirador proporcionar o vácuo e isso pode levar a um superaquecimento.
Filtros sujos
Os filtros sujos do aspirador causam sobreaquecimento do motor. Alguns aspiradores têm dois ou mais filtros especialmente projetados para limpar os vários níveis de poeira e alérgenos. Quanto mais sujo ele estiver, mais difícil será para o aspirador funcionar. O site Vacorama recomenda alterar todos os filtros em seu aspirador de pó a cada seis meses. Isso pode prolongar a vida útil do seu aparelho.
Correias quebradas
Correias quebradas geralmente emitem um odor semelhante à borracha queimada ou uma emissão de produtos químicos. As correias de um aspirador de pó giram a escova e outros componentes mecânicos do aparelho. Se ela não puder girar essas peças, o motor funcionará com mais velocidade e, finalmente, superaquecerá. A manutenção das correias é fundamental para evitar o superaquecimento do aspirador. Troque-as a cada seis meses para reduzir a probabilidade delas romperem-se pelo desgaste.
Mais Artigos
Como remover mau cheiro de um filtro de aspirador→
Como consertar o motor barulhento de um aspirador de pó→
Como limpar um condensador de freezer→
Razões que podem levar um notebook a soltar fumaça→
O ventilador do ar-condicionado está se movendo devagar→
Por que minha máquina de gelo não está produzindo gelo→
Referências
Recursos
Sobre o Autor
Louise Harding holds a B.A. in English language arts and is a licensed teacher. Harding is a professional fiction writer. She is mother to four children, two adopted internationally, and has had small businesses involving sewing and crafting for children and the home. Harding's frugal domestic skills help readers save money around the home.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images