×
Loading ...

Razões pelas quais o couro cabeludo pode doer

Atualizado em 17 abril, 2017

O início da dor no couro cabeludo causa desconforto e ansiedade, tanto em adultos quanto em crianças. As causas vão desde os resultados de uma atividade física que envolva a cabeça até o início de uma condição médica. Como regra geral, aqueles que sofrem com essas dores devem tratar da condição e evitar que a dor se espalhe ou volte a acontecer. Para tanto, é preciso identificá-la e tratá-la rapidamente. Além disso, dores no couro cabeludo são frequentemente diagnosticadas como dores de cabeça ou enxaquecas.

As causas de dores no couro cabeludo variam de condições médicas ao uso de acessórios (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Acessórios para a cabeça

O uso prolongado de chapéus, bonés ou demais acessórios que não encaixem corretamente na cabeça pode causar irritações e dores no escalpo. Por exemplo, se o chapéu estiver muito apertado, pode causar dor devido à constrição do tecido. Para evitar isso, procure por acessórios que sirvam direito ou que sejam ajustáveis.

Loading...

Penteado

O uso prolongado de uma trança ou penteado que estique muito o cabelo pode causar dores no escalpo, tanto em adultos quanto em crianças. A incapacidade de o couro cabeludo se ajustar ao penteado faz com que ele fique dolorido, de acordo com o penteado escolhido.

Acessórios de cabelo

O uso impróprio ou prolongado de acessórios de cabelo, como presilhas ou prendedores de cabeça, pode deixar o couro cabeludo dolorido. Aqueles que optarem por usá-los devem ajustar a posição do acessório e mudar o tipo ou tamanho do item para evitar a dor.

Atividade

Os puxões no cabelo, que são comuns durante brincadeiras de criança ou alguns esportes, podem causar dor no couro cabeludo e até mesmo queda de cabelo. Adultos que tenham filhos muito ativos devem ter alguns cuidados com os cabelos dos filhos, e os atletas devem proteger os cabelos usando os equipamentos necessários.

Condições médicas

O progresso de algumas doenças relacionadas ao couro cabeludo, como micose ou psoríase, pode causar dor ou desconforto aos pacientes. Aqueles que tiverem essas condições médicas precisam buscar tratamentos que aliviem a dor e evitem que a condição se espalhe para outras partes do corpo.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...