Reações alérgicas à câmara de bronzeamento
http://images.craveonline.com
A câmara de bronzeamento lhe permite alcançar o mesmo tom de bronzeado da pele ao passar um tempo no sol. Contudo, as câmaras tem a vantagem de um bronzeado por igual, além de poder ser usada com menos roupas. Infelizmente, muitos dos problemas causados pela exposição ao sol também ocorrem na câmara de bronzeamento. Elas podem aumentar o risco de desenvolver um câncer de pele, além de poder desencadear uma reação alérgica ao sol.
Raios UV
As câmaras de bronzeamento funcionam com o uso dos chamados raios ultravioleta (UV). Essas ondas invisíveis de luz podem trazer muitos benefícios ao corpo humano, produzindo vitaminas e ajudando a fortalecer o corpo contra doenças como o câncer de cólon e o raquitismo. Contudo, eles também podem trazer danos à pele, cabelos e olhos, se esses ficarem muito tempo desprotegidos ou expostos aos raios. Os problemas mais graves da exposição excessiva a esses raios são câncer de pele e cataratas, além de poder fazer com que o corpo desenvolva uma alergia aos raios.
Sintomas
Muitas pessoas não percebem que são alérgicas aos raios UV produzidos pela câmara e, por vezes, ignoram os sintomas e continuam usando a cama. Os sintomas da alergia incluem irritações e calombos nas áreas expostas, erupções, urticárias e muita coceira. Os sintomas podem ocorrer assim que a pessoa entrar na câmara ou algumas horas após a sessão de bronzeamento.
Outras causas
Uma reação alérgica em uma câmara de bronzeamento nem sempre decorre de raios UV. Muitas pessoas também apresentam alergia ao plástico usado para fazer a cama. Isso pode ser solucionado utilizando-se uma câmara na qual o paciente fica de pé. Você também pode apresentar alergia devido à maneira como seu corpo reagirá à combinação de loção de bronzeamento com os raios UV. Esses podem acionar reações químicas com a substância usada no corpo, seja perfume ou colônia, cremes ou loções de bronzeamento.
Diagnóstico falso
Você pode achar que tem alguma alergia à câmara de bronzeamento quando, na realidade, você sofre de outra condição de pele. Os raios UV podem causar ou piorar condições pré-existentes, como a psoríase ou eczema. A única forma de determinar se a irritação é decorrente de uma alergia ou condição pré-existente é consultando-se com um dermatologista.
Fotossensibilidade
Uma das reações alérgicas mais comuns à câmara de bronzeamento é a fotossensibilidade, que é quando o corpo é alérgico à luz em si. A maioria das pessoas que sofrem dessa condição já a terão percebido antes de usar a câmara de bronzeamento, pois o simples ato de sair no sol sem protetor pode causar dor intensa no lugar onde o sol tocou a pele.
Tratamento
O tratamento à alergias de câmara de bronzeamento é parecido com o tratamento de alergia ao sol. Muitas pessoas optam por se automedicar usando produtos vendidos sem prescrição médica, como o Claritin. Contudo, a Prednisona, vendida sob prescrição médica, também é frequentemente prescrita.
Mais Artigos
Qual a causa do pólipo fibroepitelial na orelha do recém-nascido?→
Por que o cabelo fica mais claro no sol?→
Quais são os tratamentos para a queratose seborreica?→
Como descontaminar roupa de cama com o vírus herpes-zóster→
As diferenças entre bronzeado natural e artificial→
Alergia ao sulfato versus alergia à sulfa→
Recursos
Sobre o Autor
Chris Sherwood is a professional journalist who after years in the health administration field and writing health and wellness articles turned towards organic sustainable gardening and food education. He now owns and operates an organic-method small farm focusing his research and writing on both organic gardening methods and hydroponics.
Créditos Fotográficos
http://images.craveonline.com