As diferenças entre bronzeado natural e artificial

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Muitas pessoas gostam de se bronzear para exibir um brilho dourado na pele. Apesar de o bronzeamento natural pelos raios do sol ser obviamente mais econômico, o bronzeamento artificial tem suas vantagens e, por isso, muitas pessoas podem preferir esse método. Existem diferenças de segurança e eficácia entre as opções de bronzeamento.
Grau de risco
O processo de bronzeamento envolve exposição do corpo às luzes de radiação UVA ou UVB, que pode ser perigoso. Os raios UVB são os raios curtos que são prejudiciais para a camada externa da pele, enquanto os raios UVA são mais longos e podem causar danos permanentes, como rugas e flacidez da pele. De acordo com o site do The Female View, os serviços de saúde pública dos EUA afirmam que os riscos de câncer de pele, envelhecimento precoce, rugas e manchas solares são maiores nas câmeras de bronzeamento artificial do que nos raios do sol. Uma pessoa recebe de três a oito vezes mais luzes UVA de câmeras de bronzeamento do que do bronzeamento pelo sol. Além disso, o bronzeamento natural conta com mais raios UVB, que envolvem menor risco do que os raios UVA. O bronzeamento pelo sol ajuda a estimular a produção de vitamina D, necessária para a absorção de cálcio.
Tempo de duração
Conseguir um bronzeado natural é mais demorado do que um bronzeamento artificial, cuja sessão pode ser de apenas 10 a 15 minutos. No entanto, um bronzeado natural pode durar semanas, enquanto um bronzeado artificial pode começar a desaparecer depois de alguns dias. Para manter o bronzeado artificial, serão necessárias várias semanas de tratamento em câmeras de bronzeamento.
Tipo de pele
A diferença entre um bronzeado natural e artificial depende da variação de pele também. Se você tem pele clara ou pálida, banhos de sol podem fazer a pele ressecar instantaneamente, causando queimaduras e rugas. Por essa razão, pode ser difícil conseguir um bronzeado uniforme e você pode acabar com mais sardas. Para esse tipo de pele, o bronzeamento artificial pode ser a solução. O bronzeamento natural é mais eficaz para a pele mais escura, desde que não esteja predisposta a queimaduras.
Controle do processo
O bronzeamento artificial proporciona a vantagem de controlar a exposição da pele às luzes de radiação. Muitas câmeras de bronzeamento vêm com um processo de desligamento automático que interrompe o bronzeamento em um determinado limite de tempo. Dessa forma, você pode controlar a intensidade do bronzeado sem se queimar. Com o bronzeamento natural, você pode se queimar, já que é difícil acompanhar o tempo e a quantidade de raios que seu corpo está absorvendo.
Mais Artigos
Por que o cabelo fica mais claro no sol?→

Como fazer um tonalizante temporário durar mais tempo nos cabelos→
Odor corporal causado pelo suor na menopausa→

Diferenças entre luz natural e artificial→

Efeito da luz infravermelha nos olhos→

Como resetar o serviço de manutenção de luz de um Toyota Yaris→

Referências
Sobre o Autor
Dr. Muhammad Haq has been writing for over 10 years on medicine and health issues in the "British Medical Journal" and on various websites. He graduated from the University of Edinburgh with a degree in medicine and obtained membership in the Royal College of Physicians in the U.K. Dr. Haq has been teaching in the Gloucestershire Royal Hospital since.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images