Como reagir quando o cachorro de um amigo morre

Amigos podem promover suporte emocional a alguém que perdeu o cachorro

Ryan McVay/Lifesize/Getty Images

Quando o cachorro amado de um amigo morre, você irá testemunhar as diversas emoções do dono, como tristeza, raiva e culpa. Um cachorro frequentemente preenche o papel de companheiro, guardião e membro da família. Você pode estar imaginando como você deve reagir ao luto do seu amigo, especialmente se nunca presenciou uma perda de um animal de estimação seu. Há algumas coisas que você pode fazer para confortar seu amigo e dar apoio após a morte do cachorro dele.

Step 1

Encoraja seu amigo a expressar o luto dele. Ouça ao que ele tem a dizer. Pode ser informações sobre como o cachorro faleceu ou talvez histórias sobre a vida do cachorro. Se seu amigo não quiser falar sobre o cachorro dele no momento, se ofereça para ouvi-lo em outra ocasião em que ele precisar conversar. Falar sobre a morte e vida do cachorro pode ajudá-lo a colocar as coisas sob perspectiva.

Step 2

Evite minimizar a morte do cachorro. Bichinhos de estimação não são humanos, entretanto, eles são as partes estimadas da vida de muitas pessoas. Os donos devotam anos de cuidado aos cachorros. Evite declarações insensíveis como dizer que você acredita que animais não têm alma. Não importa no que você acredita, algumas pessoas são confortadas pela crença de que elas se unirão um dia com seus bichinhos após a morte. Dizer à pessoa para procurar outro cachorro para colocar no lugar daquele que morreu é outra declaração insensível. Nunca faça com que a pessoa sinta que o luto dela pelo cachorro é impróprio simplesmente porque se trata de um animal.

Step 3

Faça um gesto público de simpatia. Algumas pessoas fazem velórios para seus cães, enquanto outras não têm que propriamente enterrar o cachorro, mas ainda gostariam de uma oração ou uma pequena cerimônia. Vá à cerimônia se você for convidado. Mandar um cartão é um gesto bonito também. Até mesmo gestos simbólicos, como doar dinheiro ou itens a um abrigo de animais local em nome do cachorro pode ajudar a iluminar o dia de seu amigo. Mais tarde, você poderia criar um scrapbook ou um álbum de fotos sobre o cachorro como um presente.

Step 4

Dê a seu amigo tempo para ele lidar com seu luto. Todos lidam com o luto de uma maneira diferente, e isso pode ser um processo que leva tempo. Esteja ciente de que seu amigo pode passar por um ciclo de muitas emoções, repetidamente. Ele pode passar por um sentimento de negação e recusa, depois raiva pela doença ou acidente, seguidos de culpa sobre o que mais ele poderia ter feito para prevenir a morte. Se você notar que seu amigo está se tornando mais introvertido ou depressivo com o tempo, sugira que ele converse com um terapeuta.

eHow Brasil
×