Como escrever um e-mail a um amigo

••• Ciaran Griffin/Lifesize/Getty Images

O tipo de e-mail mais fácil de escrever é aquele destinado a um amigo. Você tem um relacionamento com essa pessoa e, portanto, é muito provável que tenham seu próprio estilo de comunicação. Diferentemente de e-mails entre colegas de trabalho ou entre clientes e funcionários, e-mails entre amigos são muito mais informais. Existem algumas orientações a se seguir, apenas noções de etiqueta, mas pelas quais ainda a maioria dos amigos não exigirá nem o julgará pela falta.

Passo 1

Escreva uma frase curta na linha do assunto. Ela deve explicar claramente o motivo do e-mail.

Passo 2

Comece o e-mail com uma saudação casual, como "Oi", "Olá" ou "Tudo bom?".

Passo 3

Pergunte como está a vida do seu amigo. Seja específico. Pergunte sobre determinadas pessoas, trabalhos ou circunstâncias atuais na vida dele. Se não conversar há algum tempo com ele, faça perguntas mais gerais sobre esses tópicos.

Passo 4

Informe sobre o que está acontecendo com você. Escreva sobre pessoas importantes em sua vida, trabalhos, estudos ou outros assuntos. Seja sincero.

Passo 5

Sugira encontrá-lo para um café ou um almoço em breve. Diga quais horários são melhores para você, segundo seu cronograma diário, e pergunte quais horários serão melhores para ele.

Passo 6

Termine o e-mail com "Vejo você em breve", "Abraços" ou "Até mais", seguido de seu nome.

Passo 7

Pressione o botão "Enviar" e aguarde a resposta.

Mais recentes

×