×
Loading ...

Como realizar a leitura do manômetro de um ar-condicionado

Os manômetros presentes nos ares-condicionados são utilizados pelos técnicos para determinar a pressão de um aparelho de refrigeração. Eles são vendidos para unidades de refrigeração comuns, tais como as do tipo R-22, R-12 e R-502. Independentemente do tipo, os manômetros realizam a leitura da temperatura e pressão, sejam elas altas ou baixas, de uma unidade, exibindo os resultados em libras por polegada quadrada (PSI). Todos os aparelhos de ar-condicionado têm valores de temperatura e pressão que permitem o funcionamento adequado do aparelho.

Instruções

Cada modelo tem sua estipulação de pressão e temperatura ideais (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)
  1. Determine se você está testando a alta ou a baixa pressão e temperatura do equipamento. Todos os manômetros de ar-condicionado possuem dois medidores -- um manômetro de baixa e um de alta pressão. Cada indicador contém quatro bandas circulares para as medições, que incluem a temperatura e a pressão de três diferentes tipos de gás refrigerante.

    Loading...
  2. Realize a leitura dos resultados de pressão de uma unidade testada. Comece inspecionando o manômetro superior para determinar a pressão.

  3. Encontre o tipo de gás refrigerante que está sendo testado utilizando as faixas coloridas. Utilize a agulha para determinar a temperatura do gás refrigerante testado à pressão fornecida.

  4. Utilize o gráfico de temperatura e pressão para determinar se os valores do aparelho de ar-condicionado encontram-se dentro da faixa padrão. Por exemplo, se uma unidade R-502 tem uma pressão de 68,4 psi, ela deve apresentar uma temperatura de 0,5 graus Celsius.

Loading...

O que você precisa

  • Gráfico de temperatura e pressão

Referências

Loading ...
Loading ...