Como calcular superaquecimento e subresfriamento
iindustrial refrigerator image by Izaokas Sapiro from Fotolia.com
O Ar condicionado e os sistemas de refrigeração fornecem resfriamento (e aquecimento) através da circulação de um fluido refrigerador em um sistema contendo um compressor, um condensador, uma válvula de expansão térmica e um evaporador. O gás refrigerador é comprimido, arrefecido e expandido para reduzir sua temperatura e pressão, sendo depois evaporado para remover o calor de um espaço ou dos sistemas de refrigeração. Medir o superaquecimento e o subresfriamento pode ajudar a solucionar problemas no seu sistema de refrigeração. Esses dois fatores podem indicar uma variedade de problemas que requerem uma limpeza ou reparação do sistema.
Medir superaquecimento
Step 1
Ligue o sistema de refrigeração e o deixe operar por pelo menos 10 minutos para estabelecer uma temperatura de estado estacionário. Conecte o manômetro à válvula de sucção entre o evaporador e o compressor. Conecte o termopar na linha de sucção perto da válvula de sucção. Conecte o termopar a um termômetro digital.
Step 2
Meça a pressão da linha de sucção através do indicador do manômetro. Guarde esta pressão e a temperatura da linha de sucção do termômetro. Use o gráfico de temperatura/pressão para converter a leitura do manômetro na temperatura de saturação do evaporador.
Step 3
Subtraia a temperatura de saturação do evaporador da temperatura marcada no termopar. Esta diferença é o valor do superaquecimento do sistema. Isto demonstra o quão acima da temperatura padrão está a atual. Reveja as especificações operacionais do seu sistema para determinar o superaquecimento tolerável. O superaquecimento inadequado pode fazer com que o líquido refrigerador volte para o compressor, danificando-o. Também pode indicar uma carga inadequada de fluido refrigerador, problemas nos dispositivo de expansão térmica, filtro entupido ou uma bobina do condensador suja.
Medir subresfriamento
Step 1
Ligue o sistema de refrigeração para estabelecer a temperatura de estado estacionário. Conecte o manômetro na válvula de descarga e o termopar na linha de refrigeração entre a descarga do condensador e a válvula de expansão térmica.
Step 2
Medir a pressão do condensador na válvula através da leitura da pressão no manômetro. Leia a temperatura do termopar no termômetro digital. Usar o gráfico de pressão/temperatura do refrigerador para converter a leitura da pressão e a temperatura de saturação do refrigerante.
Step 3
Subtraia a temperatura de saturação do condensador da temperatura do termopar. O resultado é o valor do subresfriamento. O subresfriamento inadequado pode resultar numa série de problemas, incluindo fluxo de ar insuficiente no condensador, carga de fluido refrigerador insuficiente ou problemas com a válvula de expansão térmica.
Mais Artigos
Resolução de problemas do pressostato de ar condicionado automotivo→
Utilizando a voltagem do termopar para conversão de temperatura→
Como verificar problemas na válvula de expansão em condicionadores de ar de automóveis→
Como medir a amperagem de saída em um transformador→
Como calcular o consumo de vapor→
Como converter stokes para poise→
Referências
Dica
- As temperaturas adequadas de superaquecimento e subresfriamento variam de acordo com o sistema. Contate o fabricante para obter informações sobre os valores recomendados de carga de fluido refrigerador.
- Os refrigeradores mais recentes, compostos de misturas de dois ou mais gases, podem ter uma diferença de temperaturas entre o ponto de orvalho e ponto de bolha. Utilize a temperatura do ponto de orvalho no gráfico de pressão / temperatura para obter a temperatura de saturação do evaporador e medir o superaquecimento. Utiliza a temperatura do ponto de bolha para obter a temperatura de saturação do refrigerador e, assim, medir o subresfriamento.
- Envolva o termopar com o isolamento para obter temperaturas mais precisas.
Advertência
- Use luvas e óculos de proteção ao trabalhar com refrigeradores pressurizados. Caso contrário, poderão causar congelamento quando pulverizado na pele.
- Se você precisar recarregar um sistema devido a baixa carga de refrigerador, não libere o gás antigo no ambiente. Recicle o gás usando equipamento de reciclagem ou contate um profissional de refrigeração para assistência.
- Obtenha ajuda profissional se você não compreender as causas do superaquecimento/subresfriamento obtidos. Não tente encontrar soluções aleatórias, você pode causar mais danos ao seu sistema.
Sobre o Autor
Paul Richard began writing in 2002 after a career in chemical processing, refrigerant alternatives and workplace safety. He has written articles for the "Cecil Whig" and "Air Conditioning, Heating and Refrigeration News." Richard holds a Bachelor of Science in chemical engineering from the University of Akron.
Créditos Fotográficos
iindustrial refrigerator image by Izaokas Sapiro from Fotolia.com