Como calcular superaquecimento e subresfriamento

••• iindustrial refrigerator image by Izaokas Sapiro from Fotolia.com

O Ar condicionado e os sistemas de refrigeração fornecem resfriamento (e aquecimento) através da circulação de um fluido refrigerador em um sistema contendo um compressor, um condensador, uma válvula de expansão térmica e um evaporador. O gás refrigerador é comprimido, arrefecido e expandido para reduzir sua temperatura e pressão, sendo depois evaporado para remover o calor de um espaço ou dos sistemas de refrigeração. Medir o superaquecimento e o subresfriamento pode ajudar a solucionar problemas no seu sistema de refrigeração. Esses dois fatores podem indicar uma variedade de problemas que requerem uma limpeza ou reparação do sistema.

Medir superaquecimento

Passo 1

Ligue o sistema de refrigeração e o deixe operar por pelo menos 10 minutos para estabelecer uma temperatura de estado estacionário. Conecte o manômetro à válvula de sucção entre o evaporador e o compressor. Conecte o termopar na linha de sucção perto da válvula de sucção. Conecte o termopar a um termômetro digital.

Passo 2

Meça a pressão da linha de sucção através do indicador do manômetro. Guarde esta pressão e a temperatura da linha de sucção do termômetro. Use o gráfico de temperatura/pressão para converter a leitura do manômetro na temperatura de saturação do evaporador.

Passo 3

Subtraia a temperatura de saturação do evaporador da temperatura marcada no termopar. Esta diferença é o valor do superaquecimento do sistema. Isto demonstra o quão acima da temperatura padrão está a atual. Reveja as especificações operacionais do seu sistema para determinar o superaquecimento tolerável. O superaquecimento inadequado pode fazer com que o líquido refrigerador volte para o compressor, danificando-o. Também pode indicar uma carga inadequada de fluido refrigerador, problemas nos dispositivo de expansão térmica, filtro entupido ou uma bobina do condensador suja.

Medir subresfriamento

Passo 1

Ligue o sistema de refrigeração para estabelecer a temperatura de estado estacionário. Conecte o manômetro na válvula de descarga e o termopar na linha de refrigeração entre a descarga do condensador e a válvula de expansão térmica.

Passo 2

Medir a pressão do condensador na válvula através da leitura da pressão no manômetro. Leia a temperatura do termopar no termômetro digital. Usar o gráfico de pressão/temperatura do refrigerador para converter a leitura da pressão e a temperatura de saturação do refrigerante.

Passo 3

Subtraia a temperatura de saturação do condensador da temperatura do termopar. O resultado é o valor do subresfriamento. O subresfriamento inadequado pode resultar numa série de problemas, incluindo fluxo de ar insuficiente no condensador, carga de fluido refrigerador insuficiente ou problemas com a válvula de expansão térmica.

Mais recentes

×