Como limpar um gambá para comer

••• Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images

Os gambás são marsupiais lentos e geniosos que gostam de ficar pendurados pelas caudas e são famosos por evitar confrontos, se fingindo de mortos. Durante séculos eles têm sido um componente tradicional da culinária sulista dos Estados Unidos. Edições antigas do livro "O prazer de cozinhar" (em tradução livre) recomenda que você "pegue o gambá e o alimente de leite e cereais por dez dias antes de matá-lo." Alguns cozinheiros insistem que eles têm gosto de javali, mas a carne é difícil de ser encontrada nas lojas. Antes de desfrutar deste prazer, provavelmente você mesmo terá que matar, retirar a pele e o intestino de um gambá.

Como fazer

Passo 1

Coloque as luvas de borracha. Faça uma incisão completa em torno de um tornozelo traseiro ou do jarrete com uma faca curta muito afiada. Afaste a pele da incisão.

Passo 2

Amarre o barbante firmemente ao redor da incisão e pendure o animal de cabeça para baixo em um galho de árvore, tripé ou viga. Corte profundamente a garganta do gambá perto de sua mandíbula, se afaste e deixe que o sangue escorra.

Passo 3

Desamarre o gambá. Amarre o barbante em torno do pescoço dele e pendure o seu lado direito no galho de árvore, tripé ou viga. Corte a cauda.

Passo 4

Faça uma incisão completa ao redor do tornozelo traseiro sem cortes e em torno de ambos os pulsos do gambá. Faça outra incisão completa em torno da cabeça do animal logo abaixo do barbante. Corte novamente a partir do barbante, até a parte inferior do esterno do animal.

Passo 5

Coloque os dedos na incisão do peito e puxe a pele para fora. Tente retirar a pele inteiramente. Cortes adicionais podem ser necessários. Não fure o animal.

Passo 6

Corte as quatro patas com a faca. Faça uma incisão rasa do esterno até o ânus. Não perfure o intestino.

Passo 7

Faça uma incisão completa em torno do ânus. Coloque as mãos na cavidade abdominal e remova completamente o estômago, intestinos, rins, bexiga e outros órgãos abdominais.

Passo 8

Coloque as mãos sob o esterno e retire os pulmões e o coração.

Passo 9

Cave um buraco de pelo menos 45 centímetros de profundidade com uma pá. Jogue a órgãos internos, mãos, pés, cauda e a pele no buraco.

Passo 10

Decapite o gambá, cortando com uma faca afiada através da coluna, logo abaixo do barbante. Desate o barbante do galho de árvore, tripé ou viga. Jogue a cabeça e o fio no buraco.

Passo 11

Encha o buraco com terra usando a pá. Lave o gambá por dentro e por fora, com água corrente. Inspecione a cavidade abdominal procurando por quaisquer órgãos que você possa ter esquecido.

Passo 12

Adicione meia xícara de sal e cinco colheres de sopa de bicarbonato de sódio para um recipiente de 20 litros. Encha com água até a metade. Mergulhe o gambá na água salgada, cubra e deixe na geladeira durante a noite.

Mais recentes

×