×
Loading ...

Como se recuperar de uma cirurgia de duodenopancreatectomia

Uma duodenopancreatectomia remove parte do pâncreas, o duodeno, a vesícula biliar, parte do tubo comum da bile e, ocasionalmente, um pouco do estômago. O pâncreas e tubo da bile restantes são então fixados ao intestino delgado. O procedimento cirúrgico é usado mais comumente para remover tumores pancreáticos. A recuperação pode ser longa e desconfortável.

Instruções

  1. Tome medicamentos para dor. Discuta as questões ou preocupações sobre manejar as dores com seu cirurgião. Tome todos os medicamentos prescritos por seu médico nos horários apropriados.

    Loading...
  2. Saia da cama e caminhe um pouco assim que conseguir fazê-lo. Os funcionários do hospital podem ajudar você a sair da cama e se mover um dia depois da cirurgia. Caminhe regularmente assim que tiver alta do hospital e for para casa.

  3. Comece com suplemento líquido ou caldo. Passe a ingerir alimentos em purê, gelatina e arroz integral. Comece a fazer pequenas refeições ao longo do dia gradualmente. Dê ao seu sistema digestivo tempo para se adaptar. Seu médico pode indicar um nutricionista licenciado para auxiliar com a dieta.

  4. Fique atento aos sintomas de alto ou baixo teor de açúcar no sangue. Alguns pacientes precisam de insulina para regular o açúcar sanguíneo após uma duodenopancreatectomia. Se você acha que está tendo problemas em regular o açúcar, converse sobre isso com seu médico e teste seus níveis.

  5. Descanse ao menos oito horas por dia. Ajude a promover a cicatrização após a cirurgia dormindo por um período adequado. Você pode se sentir cansado e fraco por alguns meses após a cirurgia. Não tenha pressa de voltar à sua rotina comum.

  6. Mantenha o bom humor. A depressão é comum após a duodenopancreatectomia. Faça atividades que você goste e explore novas também. Conecte-se com outras pessoas que fizeram a mesma cirurgia por meio de grupos de suporte locais ou online. Fale com seu médico ou um psicólogo se achar que precisa de ajuda com depressão. Mantenha contato com amigos e familiares, não se isole.

Loading...

Dicas

  • Vá devagar com os exercícios mais pesados. Não levante mais que nove quilos por seis semanas após a cirurgia.
  • Você pode ter perda de apetite ou gosto ruim na boca por várias semanas após a cirurgia. Encontre alimentos que você possa comer, para que possa manter seu vigor.

Aviso

  • Não se apresse em se recuperar de uma cirurgia complexa. Se você voltar à rotina normal rápido demais, haverá risco de complicações.

Recursos

Loading ...
Loading ...