Como tingir um vestido de chiffon

••• Photos.com/Photos.com/Getty Images

O chiffon é um tecido leve e delicado geralmente feito de poliéster ou seda. Apesar do chiffon de poliéster não poder ser tingido, o de seda absorve muito bem o corante. É possível utilizar um tonalizante universal de farmácia com ele, mas para obter os melhores resultados e cores mais vivas sem perder o brilho da seda, os corantes ácidos são ideais. O vinagre de álcool comum age como um fixador para esses produtos, permitindo pigmentar um vestido de chiffon de seda com uma quantidade mínima de ingredientes tóxicos.

Passo 1

Encha uma pia ou balde com vinagre de álcool, sem diluir, em quantidade suficiente para cobrir o vestido. Molhe a roupa com água, esprema o excesso e mergulhe-a no vinagre por 30 minutos.

Passo 2

Ajuste a máquina de lavar para o ciclo delicado com lavagem quente e enxágue frio. Encha a máquina com água quente apenas o suficiente para cobrir o vestido. Despeje uma xícara de vinagre de álcool.

Passo 3

Acrescente de 7 a 8 gramas de corante à água de lavagem para obter uma tonalidade média em um tecido claro. A maioria dos corantes ácidos em pó é vendida em vidros de 15 gramas, por isso utilize cerca de meio vidro. Utilize mais corante, para obter cores mais escuras, e menos, para tons pastéis. Deixe a máquina funcionando por um minuto para misturar totalmente o produto.

Passo 4

Coloque na máquina o vestido encharcado de vinagre, ainda molhado. Deixe o equipamento funcionar por um ciclo completo.

Passo 5

Retire o vestido da máquina. A cor estará levemente mais escura quando o vestido estiver molhado. Se você estiver satisfeito com a tonalidade, lave a roupa no ciclo delicado, para a lavagem de lãs, e pendure-a para secar. Se quiser uma cor mais escura, ou se o corante não estiver uniforme, repita o processo até obter a cor desejada.

Mais recentes

×