×
Loading ...

Como tingir tule

Usado bastante em fantasias, véus de noiva, anáguas e trajes de ballet, o tule foi inventado na França no final dos anos 1800. As variedades dele são feitas de nylon, seda, seda artificial e outras fibras sintéticas. De acordo com a Dharma Trading Company, o de nylon é mais apropriado para tingir. Mesmo que a maioria do tule para artesanato seja importando da China ou México, essa categoria frequentemente não é testada para atender os regulamentos de retardação de chamas para roupas. O tule fabricado nos Estados Unidos é mais macio e claro que o para artesanato e é adequado para construção e trajes e vestimentas.

Instruções

O tule pode ser tingido usando um tonalizante para tecido à base de ácido (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)
  1. Despeje de 1,8 L a 3,8 L de água de torneira (dependendo da quantidade de tule a ser tingida) em uma panela grande e coloque sobre o fogo alto. Coloque uma colher de sopa de sal na água, mexendo para dissolver. Acrescente a quantidade de tonalizante recomendada pelas instruções do fabricante e mexa bem a mistura para dissolvê-lo.

    Loading...
  2. Deixe que a água ferva até formar bolhas, então remova a panela do fogo. Coloque o tule mexendo constantemente para ter certeza de que todo o tecido fique submerso. Isso vai assegurar que a cor seja distribuída uniformemente.

  3. Verifique a cor de cada 30 a 45 segundos até que o tecido atinja uma tonalidade um pouco mais escura que o desejado, já que um pouco de cor vai ser perdida durante o processo de lavagem.

  4. Levante o tecido tingido da panela com a colher e coloque-o em uma tigela ou balde vazios. Enxágue o tule sob água fria corrente enquanto move o tecido do recipiente, usando luvas de borracha para evitar manchar sua pele com o tonalizante. Continue o processo de lavagem até que a água fique transparente.

  5. Enxágue a tigela ou balde usado para enxaguar o tule e despeje 1,8 L de vinagre de vinho branco destilado no recipiente. Submerja o tule enxaguado no vinagre por até 10 minutos para estabelecer a cor.

  6. Enxágue o tule novamente na água fria. Aperte gentilmente para remover o excesso de umidade e deixe o tecido secar naturalmente.

Loading...

O que você precisa

  • Panela grande
  • Tigela grande ou balde limpos
  • Colher grande
  • Tule pré-lavado
  • Tintura para tecido à base de ácido
  • Colher de sopa para medir
  • Água
  • Vinagre de vinho branco destilado
  • Sal de cozinha
  • Luvas de borracha

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...