Como tingir tule
Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images
Usado bastante em fantasias, véus de noiva, anáguas e trajes de ballet, o tule foi inventado na França no final dos anos 1800. As variedades dele são feitas de nylon, seda, seda artificial e outras fibras sintéticas. De acordo com a Dharma Trading Company, o de nylon é mais apropriado para tingir. Mesmo que a maioria do tule para artesanato seja importando da China ou México, essa categoria frequentemente não é testada para atender os regulamentos de retardação de chamas para roupas. O tule fabricado nos Estados Unidos é mais macio e claro que o para artesanato e é adequado para construção e trajes e vestimentas.
Step 1
Despeje de 1,8 L a 3,8 L de água de torneira (dependendo da quantidade de tule a ser tingida) em uma panela grande e coloque sobre o fogo alto. Coloque uma colher de sopa de sal na água, mexendo para dissolver. Acrescente a quantidade de tonalizante recomendada pelas instruções do fabricante e mexa bem a mistura para dissolvê-lo.
Step 2
Deixe que a água ferva até formar bolhas, então remova a panela do fogo. Coloque o tule mexendo constantemente para ter certeza de que todo o tecido fique submerso. Isso vai assegurar que a cor seja distribuída uniformemente.
Step 3
Verifique a cor de cada 30 a 45 segundos até que o tecido atinja uma tonalidade um pouco mais escura que o desejado, já que um pouco de cor vai ser perdida durante o processo de lavagem.
Step 4
Levante o tecido tingido da panela com a colher e coloque-o em uma tigela ou balde vazios. Enxágue o tule sob água fria corrente enquanto move o tecido do recipiente, usando luvas de borracha para evitar manchar sua pele com o tonalizante. Continue o processo de lavagem até que a água fique transparente.
Step 5
Enxágue a tigela ou balde usado para enxaguar o tule e despeje 1,8 L de vinagre de vinho branco destilado no recipiente. Submerja o tule enxaguado no vinagre por até 10 minutos para estabelecer a cor.
Step 6
Enxágue o tule novamente na água fria. Aperte gentilmente para remover o excesso de umidade e deixe o tecido secar naturalmente.
Referências
Sobre o Autor
Sue McCarty, a writer and copy editor since 1994, penned a newspaper humor column for several years. She assisted in her husband's motorcycle shop for 20 years and was also a professional gardener and caterer. While earning her Bachelor of Arts in communications, McCarty began her journalism career at a Pennsylvania daily newspaper.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images