×
Loading ...

Como escrever uma recusa de um convite

Quando se recebe um convite que requer confirmação de presença, seja para o casamento de um colega de trabalho ou o chá de cozinha de uma prima, normalmente entende-se que uma resposta sim ou não é esperada. Se por alguma razão você não puder ir à festa ou ao evento, a etiqueta apropriada diz que se deve escrever uma pequena mensagem de recusa, informando o anfitrião de que não poderá comparecer ao evento, de maneira educada, atenciosa e rápida.

Instruções

Recuse o convite de maneira cortês (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Responda da maneira esperada. A maioria dos convites vem com cartões de resposta que podem ser enviados de volta ao remetente. Escreva sua resposta ao convite nesse cartão em vez de telefonar ou mandar um e-mail, o que pode tornar a situação um tanto quanto confusa. O anfitrião pode simplesmente querer confirmações escritas da situação dos convidados, então escreva uma. Se um cartão de resposta não estiver incluso, responda com uma carta comum.

    Loading...
  2. Agradeça ao anfitrião. A primeira coisa que precisa ser feita quando responder ao convite é agradecer de maneira educada a pessoa que o convidou. Mesmo que não possa ir ao evento, mostre ao anfitrião que agradece que ele tenha pensado em você para a lista de convidados.

  3. Diga por que não será possível comparecer. Mostre o máximo de honestidade que puder, pois ninguém quer ser pego fazendo alguma outra coisa por amigos em comum no dia ou na noite do evento. Se tiver que comparecer em outro lugar na mesma data ou tiver que sair da cidade por conta de negócios, explique brevemente e de forma concisa o porquê de não poder ir.

  4. Termine sua resposta de maneira positiva. Depois de informar o anfitrião que lamenta não poder ir ao evento, tente finalizar tudo de maneira otimista e amigável. Por exemplo, diga algo como, "se o evento estivesse agendado para apenas um dia antes, eu poderia ir", ou "talvez possamos nos reunir uma hora dessas para que eu possa lhe compensar por isso; posso fazer alguns biscoitos de chocolate". Um pequeno gesto pode estabelecer sentimentos e cordialidade mesmo que o convite seja recusado.

  5. Mostre pontualidade. Quando alguém envia um convite que requer confirmação de presença, é um sinal de que a pessoa deseja saber o número de pessoas que irão comparecer o mais rápido possível. Seja educado e evite demorar muito para confirmar a presença. Se possível, tente responder dentro de 10 dias depois de receber o convite.

Loading...

Dicas

  • Para finalizar a recusa do convide, é uma boa ideia terminar com "Lamentavelmente" em vez dos comuns "Atenciosamente", "Cordialmente" ou "Abraços".

O que você precisa

  • Papel de carta (se um cartão de resposta não for fornecido pelo anfitrião)
  • Envelope
  • Postagem (selos)

Referências

Loading ...
Loading ...