Como redigir uma carta solicitando gratificações por serviços especiais

Se você tiver responsabilidades extras no trabalho, poderá requerer uma gratificação por serviços especiais

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Em algumas carreiras e empregos, às vezes uma pessoa tem de assumir mais responsabilidades temporariamente. Por exemplo, quando uma colega de trabalho está de licença-maternidade, com uma doença grave ou quando a empresa está tentando contratar alguém. Durante esse período, certos empregados podem ter responsabilidades extras e, alguns casos, sem qualquer espécie de pagamento adicional. Às vezes será necessário enviar uma carta de requerimento para o departamento de recursos humanos para pedir que seja acrescentado a gratificação por serviços especiais ao contracheque. Assim, o funcionário receberá um aumento no salário em decorrência dos serviços extras.

Step 1

Consulte as políticas e procedimentos da empresa, porque algumas delas têm regras específicas a respeito de gratificação por serviços especiais. Além disso, em alguns casos, é preciso seguir algumas normas para fazer o requerimento.

Step 2

Escreva uma carta solicitando o pagamento pelos serviços extras. Inclua seu endereço e date a carta em formato comercial. Adicione o título "Recursos Humanos", juntamente com as informações de contato na lateral esquerda do texto.

Step 3

Direcione o pedido para o diretor do departamento de RH da empresa. Comece apresentado-se e indique o motivo da sua solicitação.

Step 4

Explique o seu pedido com mais detalhes no primeiro e no segundo parágrafo. Inclua as informações sobre os afazeres extras, como essas responsabilidades afetam suas horas de trabalho e quanto tempo você acha que vai ficar trabalhando nesse regime.

Step 5

Finalize a carta agradecendo o diretor do RH pelo tempo e consideração com o requerimento. Inclua suas informações de contato caso ele tenha quaisquer perguntas para você. Faça uma revisão no texto para checar se há erros ortográficos e gramaticais.

Step 6

Assine seu nome e faça cópias da carta por questões de segurança. Além disso, uma das cópias pode ser entregue ao seu supervisor ou representante sindical, caso tenha um. Despache a carta pelo correio ou a entregue diretamente no setor de RH.

eHow Brasil
×