Como reduzir o seu nível de TSH

Comstock Images/Comstock/Getty Images

O hormônio estimulante da tireoide, ou TSH, em inglês, é um hormônio que estimula a tireoide na produção dos hormônios necessários a um adequado metabolismo. Ele é produzido pela glândula pituitária, e o aumento da produção é um indicativo de hipotireoidismo ou uma diminuição de atividade da tireoide. Será preciso diminuir o nível de TSH para reduzir o risco de surgirem sintomas de hipotireoidismo, como fadiga, constipação, intolerância ao frio, rouquidão e inchaços no rosto. Além disso, a baixa atividade de tireoide pode causar o aumento de lipídios no sangue e aumentar o risco de ataques cardíacos.

Step 1

Vá ao médico. Agende uma consulta com exames clínicos para determinar o seu nível de TSH. O seu médico solicitará testes sanguíneos e recomendará um tratamento com base nos resultados.

Step 2

Tome a medicação receitada. O médico poderá receitar uma medicação comum, como o Synthroid, para diminuir o nível de TSH e regular a glândula tireoide. Você precisará checar seus níveis periodicamente para ter certeza de que a dosagem que você está tomando aplica-se ao seu caso.

Step 3

Evite derivados de soja. Os especialistas do Centro Médico da Universidade de Maryland afirmam que comer produtos derivados da soja pode reduzir a eficácia da medicação para tratamento da tireoide. Se essa medicação não funcionar como deve, seus níveis de TSH não irão se normalizar. Peça a orientação do seu médico antes de consumir alimentos que contenham soja.

Step 4

Pergunte ao seu médico sobre óleo de peixe. Os acidos graxos do Ômega-3 podem reduzir a inflamação e aumentar a sua imunidade. O hipotireoidismo normalmente é seguido de bócio, um inchaço na frente do pescoço. Reduzida essa inflamação, seu nível de TSH deverá cair. Pergunte ao seu médico sobre os riscos e benefícios de tomar suplementos de óleo de peixe, pois eles podem afinar o seu sangue e provocar hemorragias.

Step 5

Veja a possibilidade de cirurgia com o seu médico. Quando tratamentos são ineficientes na redução dos níveis de TSH e não acabam com o hipotireoidismo, a cirugia pode ser o próximo passo. Uma intervenção cirúrgica para anormalidades na tireoide consiste em uma remoção de parte da glândula tireoide. Se optar pela cirurgia, será preciso fazer reposição hormonal por tempo indeterminado.

×