Tipos de segregação

A separação entre banheiros é uma forma de segregação de gênero

Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images

A segregação separa partes da sociedade em todas as épocas. Merriam Webster define a palavra "segregar" como "separar ou afastar dos demais ou da massa geral". A segregação raramente traz benefícios, mas faz com que um grupo se sinta inferior à maioria da população. Na história, uma forma comum de segregação é através da raça. Contudo, também pode vir na forma de religião, classe ou gênero.

Segregação racial

Nos EUA, a segregação racial entre caucasianos e afro-americanos perdurou mais de um século após as emendas constitucionais 13, 14 e 15, que aboliram a escravidão, deram cidadania aos afro-americanos e o direito ao voto. Enquanto a segregação racial em larga escala não mais ocorre no mundo ocidental, grupos menores de pessoas ainda raciocinam desta forma.

Segregação religiosa

A segregação religiosa pode acontecer quando governos colocam a predominância de uma religião sobre a outra. Durante a Segunda Guerra Mundial, Adolf Hitler conduziu uma cruel segregação contra os judeus. Seu ódio prevaleceu tanto sobre esta religião que perseguiu sistematicamente seu extermínio. Através da história, você pode ver a intolerância religiosa. Você também pode percebê-la no extermínio dos apóstolos cristãos há quase dois mil anos atrás.

Segregação de classe

Segundo Russell Long, professor de sociologia no Del Mar College, sua classe social influencia em suas chances de conseguir um bom emprego, plano de saúde e completar a faculdade. A sociedade nos dá a oportunidade de vivermos nas classes baixas, médias ou altas. Talvez não conscientemente, esse tipo de segregação acontece frequentemente na sociedade. A segregação onde a classe social reforça a desigualdade separando os ricos dos pobres.

Segregação de gênero

A segregação de gênero ocorre quando pessoas são simplesmente separadas por seu gênero. Às vezes essa separação pode parecer benéfica, como ter banheiros separados para homens e mulheres. Outras vezes, contudo, a segregação pode ser prejudicial. Por exemplo, mulheres nos EUA não possuíam direito a voto até 1920. Esse tipo de segregação não apenas separa por causa do gênero, mas coloca um como sendo inferior a outro.

eHow Brasil
×