Como reduzir o zumbido das TVs de plasma

••• Jupiterimages/Creatas/Getty Images

Os zumbidos que ocorrem em TVs de plasma são mais perceptíveis em ambientes silenciosos. Eles são provenientes das cargas elétricas que alimentam os pixels para gerar a imagem na tela, de interferências eletromagnéticas de outros aparelhos, ou, ainda, das definições de imagem da TV. O zumbido sempre estará presente, mas é possível reduzi-lo drasticamente.

Passo 1

Afaste fontes de campos eletromagnéticos da TV. Utensílios de cozinha, reguladores de luz, luzes fluorescentes, telefones móveis, rádios, ferramentas elétricas e fornos de micro-ondas são alguns exemplos de aparelhos que devem ser distanciados da TV e conectados em outra tomada.

Passo 2

Ajuste o volume da maneira como preferir e afaste-se da TV, mantendo uma distância de cerca de 4 metros.

Passo 3

Faça um teste de som. A maioria das TVs de plasma possuem uma opção de auto diagnóstico que pode ser acessada a partir do menu de configurações. As etapas podem variar de acordo com o modelo, mas devem ser similares. Pressione a tecla "Menu" no controle remoto e, depois, "Suporte". Pressione "Auto diagnóstico" e "Teste de som". Caso não escute nenhum zumbido, o som da TV não está defeituoso. Utilize o manual do proprietário para saber como realizar um teste de som especificamente para o seu modelo de TV.

Passo 4

Reorganize os cabos na parte traseira da TV. Se a cobertura traseira for metálica, poderá haver produção de zumbidos caso os cabos encostem nela.

Passo 5

Desligue a TV, remova todos os cabos conectados e desconecte-a da tomada.

Passo 6

Espere 30 segundos e reconecte a TV.

Passo 7

Ligue a TV e aumente o volume para um nível entre "15" e "20".

Passo 8

Afaste-se cerca de 4 metros da TV e repita a etapa 2 para realizar outro teste de som. Se ouvir zumbidos, reduza em 50% as configurações de brilho, contraste e luz de fundo nas configurações de imagem. Repita as etapas 1 e 2 para realizar mais um teste de som. Se não ouvir zumbidos depois de realizar o teste de som pela segunda vez, o problema não é na TV. Substitua cabos que sejam mais longos que o necessário e evite conectar nela dispositivos que levem à produção de ruídos.

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