Como reforçar a imunidade de seu gato

••• BananaStock/BananaStock/Getty Images

O sistema imune de um gato ajuda a combater bactérias, vírus, micróbios e toxinas. Se ele está enfraquecido, o felino pode estar em risco. Felizmente, há algumas maneiras para mantê-lo saudável reforçando seu sistema imune. Muito parecido com os seres humanos, isso pode ser feito através de uma dieta saudável, exercício físico, visitas regulares ao veterinário e vitaminas.

Passo 1

Forneça ao gato muita água fresca e comida. Satisfação das necessidades básicas do animal irá ajudá-lo a ser mais saudáveis ​​em geral, ao mesmo tempo em que aumenta sua imunidade. Muitos gatos preferem água corrente, por isso considere comprar um bebedouro que mantenha a circulação do líquido. Além disso, procure rações que contenham probióticos, as quais são bactérias benéficas para o sistema imune do animal.

Passo 2

Consulte um veterinário sobre como melhorar a imunidade do gato. Pode ser necessário vacinar o animal, o que irá protegê-lo contra doenças. As vacinas contra panleucopenia (cinomose felina), herpes vírus felino de tipo I (rinotraqueíte), calici vírus felino e anti-rábica são apenas algumas disponíveis.

Passo 3

Verifique se o animal faz bastante exercício. Os gatos são conhecidos por dormir muito, o que pode levá-los a engordar. Se o felino gosta de dormir demais, tente estimulá-lo a fazer exercícios. Puxe uma corda ao redor da casa para que ele persiga ou jogue uma bolinha pelas escadas para que ele corra atrás. Manter o gato em movimento e com um peso saudável ajudará a aumentar sua imunidade.

Passo 4

Dê ao gato naturais ervas, vitaminas e minerais para melhorar sua imunidade. Taraxacum officinale, ou dente-de-leão, é uma fonte de vitamina A, C e D - o que pode aumentar a imunidade do felino. Echinacea também é benéfica para a saúde do gato em virtude de suas propriedades antifúngicas, antibacterianas e antivirais. Consulte um veterinário para criar um regime de vitaminas saudável para o animal.

Passo 5

Evite estresses para o gato. Assim como os seres humanos, o estresse pode enfraquecer o sistema imune de um felino. Mantenha-o feliz e relaxado, certificando-se que ele tem abundância de alimento e água, bem como brinquedos e carinho. Os gatos também gostam de rotina, de modo que ajuste um esquema de alimentação específico com o qual ele possa contar.

Mais recentes

×