Como controlar alergia à grama em cães

••• Visage/Stockbyte/Getty Images

Coceira excessiva, perda de pelo, respirar com dificuldade e espirros são todos sinais de alergias em cães. Embora possa parecer um pouco estranho, um cão pode sofrer de alergia à grama assim como uma pessoa pode sofrer. Se você notar que seu cão apresenta algum destes sintomas cada vez que ele atravessa o gramado brincando, é importante levá-lo a um veterinário para ser testado para alergia à grama e para iniciar o tratamento adequado.

Prevenção

Passo 1

Mantenha a grama do seu quintal bem aparada e limite a exposição do cão à grama alta e ervas daninhas. Se possível, crie uma área para o cão que é principalmente feita com cascalho ou areia para reduzir a interação com a grama.

Passo 2

Limpe o corpo do cão com um pano úmido antes de trazê-lo de volta para casa. Isso ajudará a remover alguns polens de grama que podem ficar aderidos à sua pelagem, ajudando a reduzir a quantidade de irritação que ele sente.

Passo 3

Monitore seu cão todas as vezes em que ele está em uma área cheia de grama. Se você observar o cão rolando na grama, utilize um comando de treinamento para parar a ação. Com o tempo, isso pode ajudar a deter o comportamento e preveni-lo.

Passo 4

Use o aspirador de pó em casa e lave a cama do cão com frequência para ajudar na remoção dos polens da grama carregados pelos animais e por pessoas.

Medicação para tratamento

Passo 1

Dê ao seu cão suplemento diário de ácidos graxos ômega-3 e ômega-6. Alimentos para cães "premium" podem conter esses nutrientes, então verifique o rótulo primeiro, pois a suplementação adicional pode não ser necessária. Esses suplementos irão ajudar a manter a pele e a pelagem saudáveis, e reduzir um pouco a irritação da pele.

Passo 2

Pergunte ao veterinário sobre administrar um anti-histamínico para aliviar a alergia do cão. Alguns medicamentos de venda livre podem ser usados em cães, mas você deve fornecer a dose adequada determinada pelo seu médico veterinário.

Passo 3

Use esteroides, como a prednisona, como último recurso e apenas em casos de alergias graves. O uso prolongado de esteroides no tratamento da alergia pode interferir no sistema imunológico de seu cão e pode realmente deixá-lo mais agressivo.

Passo 4

Contate o seu veterinário imediatamente se algum dos sintomas da alergia à grama piorar, ou se o seu cão se coça a ponto de sangrar. Coceira e mordedura excessivas podem resultar em uma infecção de pele que tem de ser tratado com antibióticos imediatamente.

Mais recentes

×