Cães: como reconhecer e tratar a parafimose
Image Source/Photodisc/Getty Images
A parafimose é uma condição que ocorre em cães machos e impede que o pênis se retraia adequadamente. Esse problema de saúde afeta cachorros de todas as raças e idades. Já que a doença interfere na urinação, é importante procurar por cuidados o mais cedo possível.
Step 1
Avalie os sinais da parafimose no seu animal. Dentre os sintomas, estão a dificuldade de urinar e o desconforto na área afetada. Você também pode notar que o cão, algumas vezes, deixará o líquido pingar.
Step 2
Entre em contato com o veterinário para uma consulta imediata. Essa condição traz muito desconforto ao animal, dessa forma, o pronto atendimento é importante. Mantenha o cão calmo durante o caminho ao médico, falando num tom de voz calmo e permanecendo relaxado. Os cachorros são intuitivos e podem sentir suas emoções.
Step 3
Trabalhe junto com o veterinário, criando um programa de tratamento. O profissional deve encharcar a área afetada com água gelada e remover quaisquer obstruções. Isso deve fazer com que o pênis volte à sua posição normal. Um sedativo pode ser administrado, ajudando a tranquilizar o animal.
Step 4
Observe o cachorro de perto. De volta em casa, monitore a região afetada diariamente. Quaisquer mudanças, incluindo vermelhidão e inchaço, devem ser reportadas ao veterinário.
Step 5
Estimule o relaxamento do cão. A parafimose pode ser estressante ao animal. Mova sua casinha (ou cama) para um local quieto e estimule, o máximo possível, o descanso.
Mais Artigos
Como aplicar uma compressa quente em cães→
Tratamento para feridas nos cotovelos de cães→
Alívio de resfriado e congestionamento em gatos→
Como reconhecer e tratar um cisto dermoide em cães→
Quais são os efeitos colaterais da Budesonida em cachorros?→
Toxicidade de remédios para hipertensão em cães→
Recursos
Dica
- Até que o cachorro se sinta melhor, reduza a quantidade de estresse a que ele é exposto. Mantenha outros animais e crianças pequenas longe.
Advertência
- Mesmo que seu cão aparente estar melhor, é importante administrar a medicação prescrita. Se sentir que o tratamento deve ser descontinuado, contate seu veterinário.
Sobre o Autor
Nicki Howell started her professional writing career in 2002, specializing in areas such as health, fitness and personal finance. She has been published at health care websites, such as HealthTree, and is a ghostwriter for a variety of small health care organizations. She earned a Bachelor of Science in business administration from Portland State University.
Créditos Fotográficos
Image Source/Photodisc/Getty Images