×
Loading ...

Regras para bordar as iniciais

Ao personalizar uma bolsa, uma camiseta, roupas de cama ou toalhas, um monograma é uma escolha clássica e individual para bordar a mão ou com o auxílio de uma máquina. Os monogramas podem ser uma única inicial, duas ou três, de acordo com a preferência. Enquanto algumas regras de etiqueta sobre o bordado de iniciais sejam menos seguidas do que outras, conhecer a história e a base para as regras pode te ajudar a escolher seu próprio monograma.

Monogramas bordados a mão personalizam qualquer presente (Digital Vision/Digital Vision/Getty Images)

Ordem das iniciais

Ao bordar uma série de três iniciais, a ordem depende do desenho do monograma. Se a inicial do meio for a maior, a ordem deve ser a inicial do último nome, com a do primeiro à esquerda e a do meio à direita. Se as três iniciais tiverem o mesmo tamanho, o monograma deve ser lido na ordem natural (nome inicial, do meio e final).

Loading...

Iniciais para casais

Bordados para casais em toalhas de mesa ou outros tecidos domésticos podem utilizar apenas a inicial do sobrenome no monograma. Se as duas pessoas não tiverem o mesmo sobrenome, as duas iniciais podem ser utilizadas e separadas por um ponto, um losango ou outro formato bordado. Casais que têm o mesmo sobrenome podem também escolher bordar essa inicial no meio, com a inicial do nome de cada um dos parceiros de cada lado. Tradicionalmente, a inicial do marido aparece à esquerda e a da esposa à direita, enquanto a do sobrenome fica no meio em tamanho maior.

Bordando iniciais na roupa de cama

Historicamente, as mulheres bordavam suas roupas de cama desde a mocidade para montar seu enxoval. Por causa disso, toalhas e lençóis eram monogramadas com a inicial do sobrenome de solteira da moça, já que ela não teria como saber o sobrenome do futuro marido. A maior parte das noivas atuais não borda diversas roupas de cama desde a infância para montar um baú ao se casar, mas as tradicionalistas ainda escolhem, às vezes, utilizar a inicial de solteira da mulher ao fazer os bordados.

Posicionamento dos monogramas

Borde as iniciais em guardanapos no canto ou no centro, ao longo de uma dobra. Em toalhas de mesa quadradas, faça a inicial em um dos cantos, parcialmente entre o centro da toalha e o canto real, de modo que o monograma possa ser visto quando a toalha estiver posta sobre a mesa. Contudo, borde as iniciais no centro de cada lado de toalhas compridas. As iniciais em toalhas devem ser feitas de modo que possam ser vistas quando o tecido estiver dobrado. Em travesseiros, o mais adequado é bordar ao longo da bainha do lado aberto. Coloque as iniciais no centro das toalhas de banho, para que possam ser vistas quando o tecido estiver pendurado.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...