×
Loading ...

Regras para a brincadeira de amigo da onça

A brincadeira chamada de "amigo da onça" consiste na troca de presentes de gozação ou itens que não desejamos mais. É uma ótima opção para "passar pra frente" aqueles presentes que ganhamos e não gostamos. Pode ser feita no lugar do tradicional amigo secreto ou no dia de Natal e as regras são muito simples, mas podem ser incrementadas para tornar a brincadeira mais interessante.

É possível variar as regras do amigo da onça secreto (Rafael Suarez/Demand Media)

Regras sobre o presente

Os presentes devem estar em boas ou perfeitas condições e se enquadrarem no limite de preço estabelecido. Pode ser um presente de gozação ou algo que a pessoa realmente poderia usar ou querer. Vales-presentes só podem ser usados se acompanharem outro item. Por exemplo, um vale-livro, junto com um livro, é aceitável. Todos os presentes precisam estar embrulhados.

Loading...

Começando a festa

Quando um convidado chega à festa com seu presente, o anfitrião coloca o embrulho na área designada para tentar esconder a identidade da pessoa que o trouxe. Depois que todos os convidados chegarem, aqueles que desejam brincar se reúnem em volta dos presentes. Só os que trouxeram um presente podem participar. O anfitrião prepara tiras de papel com números que correspondam ao número de presentes. Cada participante tira um número para estabelecer sua ordem de participação na brincadeira.

Trocando os presentes

A pessoa que tirar o número um escolhe um presente, desembrulha e mostra a todos. Então é a vez da pessoa que tirou o número dois. Ela pode optar por pegar um presente desembrulhado -nesse caso, o presente do número um-ou escolher um presente embrulhado. Se pegar o presente do número um, esse participante escolhe outro presente e abre. Então haverá dois presentes abertos. Quem tirar o número três tem a vez. Essa pessoa pode escolher qualquer presente aberto — nesse caso existem dois — ou escolher um presente embrulhado. Esse procedimento continua até que todos os presentes tenham sido desembrulhados.

Regras específicas

No final, todos devem ter participado de uma rodada e todos os presentes devem ter sido abertos. Quando alguém tomar um presente seu, você pode pegar outro presente já aberto ou escolher um presente embrulhado. Não se pode tomar imediatamente de volta um presente que acabou de ser escolhido. Um presente pode ser pego até três vezes, mas na quarta estará fora do jogo. Quando todos os presentes tiverem sido abertos, a pessoa que começou a troca tem a opção final de tomar qualquer presente elegível ou continuar com o que já pegou.

Variações

Se você sabe o número total de convidados, prepare os números com antecedência. Dê o número um ao primeiro convidado que chegar. O próximo convidado deverá ficar com o maior número e, em seguida, volte para o número dois. Esse número é considerado o pior. Não desembrulhe os presentes durante a troca. No final, quando todos os presentes tiverem sido trocados e escolhidos, os participantes abrem todos ao mesmo tempo.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...