Como relaxar os músculos da garganta

••• singer hits the high notes image by Gina Smith from Fotolia.com

A garganta é composta pela epiglote, pregas vocais, tonsila palatina e o músculo cricofaríngeo. Músculos inflamados ou tensos podem causar dificuldades para engolir, dormir e respirar. Ao engolir, o músculo cricofaríngeo relaxa para deixar os alimentos passarem. Em condições normais, deve retornar ao estado contraído após a deglutição. Estresse, inflamações decorrentes de alguma doença ou fadiga podem fazer com que continue relaxado. Cantores e atores, muitas vezes, passam por problemas na garganta por conta da atividade intensa. Existem exercícios, tratamentos e alterações no estilo de vida que podem ajudar a relaxar os músculos dessa região.

Passo 1

Ajuste sua forma de falar. Todo mundo possui uma fala própria. Pessoas que se sentem tensas ou pressionadas podem falar com uma voz oprimida e desafinada. Esse estilo de fala pode fazer com que os músculos da garganta sejam submetidos a muito esforço. Abaixar o volume da fala exige menos dos músculos em torno da garganta. Usar seu tom natural também ajuda a evitar desgastes.

Passo 2

Boceje e engula deliberadamente. Apesar de parecer improdutivo usar constantemente os músculos da garganta, realizar atividades de reflexo dessa forma ajudam a obter um maior controle desses músculos.

Passo 3

Beba água morna. Engolir água faz com que o músculo cricofaríngeo naturalmente relaxe para deixá-la passar. A água morna é melhor, pois temperaturas baixas estimulam a contração muscular.

Passo 4

Diminua o estresse. Ajuste sua vida de modo a melhorar a forma como lida com o estresse. Pratique exercícios de respiração, meditação e durma mais cedo. O estresse pode causar tensão por todo o corpo. Se estiver apresentando tensão na região da garganta, pode ser consequência disso. Se os músculos não estão se contraindo e relaxando adequadamente, pode criar uma sensação de asfixia. Isso é estressante por si só.

Passo 5

Deixe a garganta descansar. Reserve uma hora por dia em que você não precise falar. Combine esse repouso com exercícios de relaxamento e foque na respiração. É importante fazer isso em momentos em que esteja acordado. Se você ronca ou apresenta apneia do sono, sua garganta permanece em uso enquanto dorme.

Passo 6

Consulte um médico. Uma dificuldade crônica e severa para engolir pode ser clinicamente definida como disfunção cricofaríngea. Seu médico deve prescrever um relaxante muscular para tratar o problema. Se sua condição não é crônica e severa, considere um tratamento à base de ervas. Sementes de alcaravia apresentam propriedades antiespasmódicas. Ferva algumas sementes em uma tigela de sopa para um tratamento delicioso e natural.

Mais recentes

×