Como equilibrar níveis elevados de noradrenalina naturalmente
Creatas Images/Creatas/Getty Images
A noradrenalina é um químico cerebral associado ao pânico, medo e outros estados emocionais alterados, com correspondente aumento de pressão sanguínea, batimentos cardíacos e atividade cerebral. Uma elevação nos níveis desse hormônio pode ter resultados benéficos, como melhor concentração, contudo, há também muitos efeitos negativos. Um aumento leve de noradrenalina pode resultar em estados alterados de excitação agradável (e talvez viciantes), análogos aos efeitos psicológicos da cocaína e das anfetaminas. Uma elevação moderada pode criar sensações de excitação desagradáveis, como ansiedade, preocupação, nervosismo, medo de pessoas e reações de susto frequentes. Tensão muscular, câimbra e fadiga rápida também estão entre os efeitos diretos. Por fim, um aumento brusco e acentuado nos níveis de noradrenalina pode levar a ataques de pânico e episódios de fobia. O tratamento para baixar os níveis de noradrenalina consiste em reduzir os níveis desse químico diretamente ou em estimular outros neurotransmissores que reduzem sua atividade. É comum o uso de medicações para tratar esse problema, mas alternativas naturais podem ser igualmente eficazes.
Instruções
Step 1
Faça o máximo para reduzir o estresse. Quando o corpo está sob tensão, a adrenalina e a noradrenalina são imediatamente liberadas pelo cérebro para a corrente sanguínea, causando assim aumento dos batimentos cardíacos e consequente elevação da pressão sanguínea. Você pode reduzir o estresse naturalmente através de meditação, música clássica ou ioga.
Step 2
Reserve um tempo para meditação. Ela proporciona momentos de silêncio e relaxamento com atividade mental mínima. Escolha um objeto, de preferência algo simples como uma flor, e foque sua atenção nele. Observe-o como se estivesse em reverência, sem julgá-lo mentalmente. Isso levará a uma redução da atividade cerebral e, desse modo, a produção de noradrenalina diminuirá.
Step 3
Considere usar um biofeedback. Consulte seu médico a respeito de como usar esse sistema de exercícios mentais para treinar sua mente e ficar mais calmo.
Step 4
Mantenha uma dieta balanceada. Isso pode ajudar a manter níveis saudáveis de noradrenalina no cérebro. O ideal seria que sua dieta fosse composta de quantidades balanceadas de carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas e minerais.
Step 5
Limite sua ingestão de alimentos ricos em tirosina, que é convertida pelo corpo em noradrenalina. Fontes de tirosina incluem queijo, maçã, banana, peixe, aves, ovos, nozes, feijão e legumes.
Step 6
Exercite-se regularmente para manter a saúde e aliviar o estresse. Fazer exercícios é uma das maneiras mais eficientes de treinar o corpo para não se estressar com frequência, o que significa o mesmo que reduzir os níveis de noradrenalina no cérebro.
Referências
Dica
- Procure a orientação de um médico antes de fazer quaisquer mudanças no seu estilo de vida com o objetivo de equilibrar os níveis de noradrenalina. O médico pode ter uma ideia de que tipo de técnica de relaxamento você deve usar e com que frequência deve empregá-la.
Advertência
- Redução acentuada da noradrenalina pode resultar em moleza, sonolência, falta de concentração e depressão.
Sobre o Autor
Based in Northern California, Sue Teresa Tan has been writing essays and journal entries during her free time since 2001 when she retired from work as a business owner. Her favorite topics to write about are arts and crafts, fashion, health, and travel. She holds a Bachelor of Arts in archeology from the Universite Des Beaux-Arts in Cambodia. Her work has been featured on eHow.
Créditos Fotográficos
Creatas Images/Creatas/Getty Images