Como fazer um relógio de bolso funcionar novamente

••• Photos.com/Photos.com/Getty Images

À primeira vista, um relógio de bolso pode parecer um simples dispositivo. No interior, porém, é uma complexa rede de pequenas peças. Essas pequenas engrenagens e peças literalmente fazem um relógio de bolso funcionar, por isso, quando um deles não estiver funcionando corretamente, você pode se atrasar para alguns compromissos. Comumente, um erro de posição é a causa para um relógio de bolso parar e isso pode ser facilmente consertado.

Passo 1

Limpe uma superfície plana para trabalhar sobre ela. Coloque o relógio nesta superfície, virado para baixo.

Passo 2

Kim Steele/Photodisc/Getty Images

Use uma chave de fenda para abri-lo.

Passo 3

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Segure e depois solte a alavanca da lingueta, para removê-la do relógio. Esse é o mecanismo que opera a roda de balanço.

Passo 4

Sopre duas ou três vezes na roda de balanço com a ventoinha para relógios. Observe a roda de balanço cuidadosamente enquanto faz isso. Ela deve mover-se livremente.

Passo 5

Repita o passo anterior, segurando o relógio em diferentes ângulos.

Passo 6

Aperte a roda de balanço usando as pinças, se você achar que ela está instável ou que não está se movendo livremente durante os testes com a ventoinha. A roda de balanço pode realmente estar raspando na roda central se ela não estiver firme o suficiente.

Passo 7

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Examine se há outras obstruções para o movimento da roda de balanço do relógio. Um exemplo de obstrução seria um parafuso solto de outra parte do relógio, que pode sair do lugar e fazer contato com a roda. Use uma chave de fenda para apertar esses parafusos.

Passo 8

Adicione algumas gotas de óleo de relógio em todas as peças que podem estar raspando na roda de balanço e na própria roda de balanço.

Passo 9

Monte o relógio de bolso. Lembre-se de substituir a alavanca da lingueta antes de fechá-lo. Use uma chave de fendas para substituir o parafuso que o mantém fechado.

Passo 10

Teste o relógio. Se ele ainda não estiver funcionando corretamente, o pino de equilíbrio pode estar causando o problema.

Passo 11

Abra o relógio novamente e siga as instruções dos passos 2 e 3.

Passo 12

Olhe o eixo do balanço com uma lupa. Ele deve estar liso, ou seja, sem cortes ou arranhões.

Passo 13

Leve o relógio para ser consertado por um profissional se o eixo de balanço não estiver liso. Quaisquer problemas com ele pode afetar os rolamentos, a mola e a roda de balanço.

Mais recentes

×