Como consertar relógios de parede

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Os relógios de parede mais comuns funcionam com bateria ou usam um mecanismo de corda. Os relógios mecânicos têm engrenagens e rodas dentadas que giram em conjunto para manter o tempo correto. Os relógios movidos a bateria, com tecnologia de quartzo, usam pulsos elétricos para manter o tempo exato. Os passos básicos de reparação variam de acordo ao tipo, mas eles podem resolver problemas simples que fazem com que esses relógios parem, funcionem muito devagar, muito rápido, ou de forma irregular. No entanto, um conserto mais complicado requer serviços de um profissional.

Relógios mecânicos

Passo 1

Dê corda ao relógio se ele deixa de funcionar. Você deve ouvir um som de tique-taque. Se não, pode haver danos internos.

Passo 2

Balance o pêndulo no interior do relógio. Abra a tampa, leve o pêndulo completamente para um lado, e depois, solte.

Passo 3

Abra o relógio e inspecione os ponteiros. Se eles estão em atrito, pode ser está a razão pela qual o relógio parou. Empurre suavemente o ponteiro menor para trás e para frente para liberá-lo. Mova ligeiramente em direção a você o ponteiro das horas ou dos minutos (aquele que esteja em cima).

Passo 4

Ajuste o prumo na parte inferior do pêndulo, se o relógio está funcionando com uma velocidade alta ou baixa. Empurre o prumo para cima, para fazer com que o relógio funcione mais rápido, e empurre para baixo, para que funcione mais devagar.

Quartzo

Passo 1

Verifique as pilhas na parte de trás do relógio. Substitua se elas estão em um estado inadequado ou corroídas.

Passo 2

Substitua as pilhas se o relógio está funcionando devagar ou se soa de maneira irregular.

Passo 3

Defina o tempo usando o ponteiro dos minutos, se ele está funcionando muito rápido ou lento. Definir o tempo com o ponteiro das horas, poderia fazê-lo funcionar de forma irregular.

Passo 4

Abra a parte de trás do relógio e verifique se há pó ou resíduos. Remova a poeira com uma escova macia.

Mais recentes

×