×
Loading ...

Remédio caseiro para coceira e pele ressecada em labradores negros

Muitos fatores podem contribuir para a coceira e pele ressecada em seu labrador negro. Algumas causas são ambientais, enquanto outras podem ser relacionadas aos cuidados estéticos com o animal. Embora desconfortáveis, essas condições podem ser facilmente tratadas em casa e não precisarão de uma visita ao veterinário a menos que persistam depois do tratamento caseiro.

A coceira e ressecamento da pele é um problema comum para donos de labradores (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Entendendo a pelagem e a pele de um labrador negro

Os labradores perdem pelo moderadamente durante todo o ano, com um aumento nessa perda durante a primavera, quando perdem suas pelagens pesadas do inverno. A escovação pode ajudar a diminuir a queda de pelos e melhorar um pouco a coceira da pele. Quanto mais você escova seu cachorro, mais pelo solto remove e, consequentemente, ele terá que se coçar menos para aliviar-se desses pelos. Nunca deve-se tosar totalmente qualquer parte do animal, a menos que seja medicamente necessário. Quando o pelo grosso da pelagem externa começam a crescer novamente, isso causará desconforto, irritação e coceira. A coceira excessiva quase sempre leva à irritação da pele. Se os problemas de seu animal de estimação persistirem após tentar as soluções caseiras, ele precisará ver um veterinário para descartar fungos, bactérias ou parasitas cutâneos. As pulgas e os ácaros podem se esconder muito bem, principalmente no pelo negro.

Loading...

Cuidados estéticos

Os labradores geralmente não precisam de banhos regulares. Na maioria dos casos, eles só devem tomar um banho completo se rolarem sobre sujeira ou sobre algo com cheiro desagradável. Dar banhos demais em seu cachorro pode fazer com que a pele resseque, causando a coceira e removendo os óleos naturais que a pelagem precisa para manter um brilho saudável. Se você perceber que a pele de seu cão está escamosa ou ressecada, use um "xampu" caseiro de uma parte de aveia, uma de água morna e uma colher de sopa de azeite de oliva. Massageie essa mistura na pelagem de seu cachorro, deixe agir por um minuto e enxágue. A aveia adicionará umidade, assim como aliviará reações alérgicas leves.

Dieta

Certos ácidos graxos essenciais são necessários na dieta de seu cachorro para manter a pele e o pelo saudáveis. Alguns exemplos são peixe, milho, amendoim e azeite de oliva. Muitas pessoas escolhem adicionar uma colher de sopa desses itens à ração dos animais diariamente. Manter essa rotina diária é uma solução caseira eficaz que terá uma melhora visível na pelagem de qualquer cachorro e eliminará rapidamente a pele ressecada e escamosa.

Ambiente

Às vezes, o ambiente pode contribuir para ressecar a pele de um labrador a ponto de ocorrer a descamação. Nos meses de inverno, os aquecedores dentro de casa podem causar o ressecamento da pele. Um clima naturalmente árido também pode contribuir para a pele ressecada e escamosa. Limite a exposição de seu cão a áreas muito arenosas, que podem conter pestes que causam problemas cutâneos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...