Como cuidar de almofadas de patas ressecadas/descascando em cachorros

Para alguns cães, climas extremos podem causar ressecamento das patas, que podem descamar

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Andar sobre patas ressecadas pode ser muito desconfortável para seu cachorro. Embora esse não seja um problema muito sério, o ressecamento deve ser tratado rapidamente para prevenir complicações sérias, como sangramento e infecção. Há alguns passos muitos simples que você pode seguir em casa para prevenir e tratar as patas sensíveis de seus cães. Sempre consulte um veterinário antes de tratar seu bicho.

Step 1

Leve o cão ao veterinário para se certificar de que não há nenhum problema médico por trás da causa do ressecamento. O médico pode fazer uma biópsia para testar as condições da pele ou um teste sanguíneo para verificar os níveis de zinco no sangue do animal. Se houver algum problema de saúde, o veterinário pode prescrever alguma medicação para tratar a pele e/ou suplementos de óleo de peixe para enriquecer a dieta do cachorro, caso uma deficiência de zinco seja detectada.

Step 2

Procure maneiras para prevenir a exposição de seu bicho a substâncias tóxicas que possam causar o ressecamento das patas -- caso o veterinário diga que a causa não é devida a um problema de saúde. Evite usar produtos químicos muito fortes para limpar o chão, usando os de origem orgânica como substitutos. Limite a exposição de seu cão a pesticidas e outras substâncias químicas encontradas na grama, asfalto quente e sal para degelo de calçada.

Step 3

Aplique um hidratante para uso veterinário diretamente nas patas de seu bicho para acalmar a pele ressecada/descascando. Compre também botinhas para cães para que o animal não lamba ou mastigue as patas enquanto estão cicatrizando. Dê petiscos todas as vezes que ele usar as botinhas sem tentar tirá-las dentro de casa até que se sinta confortável usando-as por períodos mais longos.

eHow Brasil
×