Removendo tinta acrílica de plástico

••• Ryan McVay/Photodisc/Getty Images

Os modeladores e artesãos costumam pintar os seus objetos com tinta acrílica. Às vezes, essa pintura desbota ou desgasta, tornando necessária a sua remoção completa e uma nova aplicação de tinta. Outras vezes, o acabamento não fica com uma boa aparência. Por alguma razão, a pintura precisará ser removida. Há dois métodos para se remover tinta acrílica de materiais plásticos que são bastante eficazes. Ambos os procedimentos podem ser empregados isoladamente ou em conjunto. O processo de remoção é rápido e eficaz, e a maioria dos plásticos podem ser pintados novamente no futuro.

Removendo tinta com o álcool

Passo 1

Coloque 1/2 xícara de álcool em um saco plástico. Depois, adicione os objetos de plástico ao saco. Amarre-o. Agite-o durante um minuto, para que os itens sejam revestidos pelo álcool. Coloque o saco em um balcão e deixe a solução agir por cerca de dez minutos.

Passo 2

Remova os objetos plástico de dentro do saco e esfregue-os com uma escova de dentes velha. Esfregue-os até que a maior parte da tinta seja removida.

Passo 3

Lave os objetos com água morna e sabão. Se ainda tiver tinta no plástico, utilize o próximo método para removê-la. Caso toda a tinta tenha sido removida, deixe o objeto secar.

Removendo a tinta com o produto de limpeza para fornos

Passo 1

Coloque o objeto plástico dentro de um grande saco plástico. Use luvas de borracha e óculos de segurança quando for utilizar o produto de limpeza para fornos. Borrife o produto por toda a superfície do objeto.

Passo 2

Feche o saco plástico. Deixe a solução agir por cinco minutos, sem mexer ou abrir o saco.

Passo 3

Retire o objeto de dentro do saco plástico e lave-o com água quente. A maior parte da tinta acrílica deve ter saído. Use uma escova de dentes para raspar a tinta que não saiu, esfregando a superfície do objeto.

Passo 4

Lave o objeto com água quente e sabão par remover todos os resíduos do produto de limpeza. Deixe o objeto secar antes de pintá-lo novamente.

Mais recentes

×