Como remover amônia da água

A amônia (NH3) é um gás nas condições normais e é altamente solúvel em água. Também é excretada na forma de resíduos por peixes e outros animais aquáticos. 3/4 da amônia excretada deixa o organismo na respiração e o 1/4 restante é excretado na urina. A amônia é altamente tóxica em quantidades muito pequenas, e uma concentração de 0,25 partes por milhão (ppm) é suficiente para comprometer o sistema imune de algumas espécies de peixes. A água de aquário e de tanque deveria conter idealmente nenhuma quantidade considerável de NH3.

Step 1

Troque a água frequentemente. Esse é o método mais rápido e eficaz de reduzir a amônia na água. Um amante de peixes deve trocar parte da água do aquário regularmente. Uma alteração parcial elimina a necessidade de transferir o peixe para outro tanque.

Step 2

Coloque um novo filtro cuidadosamente. Os filtros podem remover a amônia da água usando um tipo de bactéria chamada nitrosomonas que se alimentam de NH3. No entanto, uma colônia desses seres requer até seis semanas para se expandir suficientemente para remover a amônia eficientemente.

Step 3

Mantenha a produção de amônia abaixo da capacidade de filtração. Você precisará manter a sua população de peixes sob controle e também deve garantir que não alimente-os demais. A comida de peixe não deve permanecer na superfície por mais do que alguns minutos.

Step 4

Mantenha um volume adequado de água. A água em um tanque ou aquário deve ser totalmente filtrada a cada duas horas ou menos. Isso pode requerer a compra de um sistema de filtração maior.

Step 5

Monitore o nível de amônia no aquário com frequência. Ela pode subir a níveis perigosos de forma rápida e matar os peixes antes que você possa tomar uma ação corretiva.

eHow Brasil
×