Minúsculos vermes vermelhos em um aquário de água doce
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Pequenos vermes vermelhos, também conhecidos como vermes de sangue, são moradores de água doce que, por vezes, podem se procriar em um aquário em casa, especialmente se os filtros estiverem sujos e a filtragem da água estiver lenta. Apesar desses vermes não necessariamente causarem qualquer dano ao aquário ou aos seus habitantes, eles acabam não sendo muito desejados pelos aquaristas.
Sobre os vermes de sangue
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Vermes de sangue não são realmente vermes, mas sim o estágio larval de espécie de pernilongo. Essas larvas geralmente vivem em água doce parada ou em movimento lento, alimentando-se de resíduos decompostos de natureza vegetal e animal. Elas são coletadas em grande número e comercializadas para os aquaristas e criadores de peixe por causa de seu sabor apetitoso aos peixes ornamentais, até mesmo para o menor deles. As larvas não medem mais do que cerca de 2,5 cm antes de se tornar um adulto.
Moradores do aquário
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Os aquaristas, muitas vezes, percebem a existência dos vermes em seus aquários pela primeira vez, depois de terem saído de férias, deixando as luzes do aquário apagadas e não trocando seu filtro regularmente como de costume. Pouca luz é atraente para os vermes de sangue, assim como as correntes de movimento lento. Como o fluxo diminuiu, o aquário se torna um local mais atraente para que um mosquito coloque seus ovos, que eclodem em 48 horas, tornando-se um rápido cultivador. Os vermes se instalarão no filtro e no cascalho, alimentando-se de restos de comida ou qualquer vida vegetal morta. Vermes de sangue também podem ser transferidos de um aquário para o outro através de plantas vivas não tratadas.
Os benefícios do verme de sangue
George Doyle & Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images
Por serem muito apetitosos para os peixes, grande parte dos aquaristas decide deixá-los em seus aquários, deixando a situação corrigir-se automaticamente durante alguns dias. Os vermes de sangue são realmente muito saudáveis para os peixes, eles são conhecidos por serem uma iguaria para os moradores do aquário. As probabilidades são de que os peixes comerão os vermes de sangue em questão de dias, e que não mais aparecerão quando o filtro for trocado e o tanque for limpo.
Remoção dos vermes de sangue
Se um aquarista deseja remover os vermes de sangue do aquário, mais cedo ou mais tarde, eles devem trocar a água como faria normalmente. Em seguida, o filtro deve ser bem limpo e, se possível, o fluxo do filtro deve ser aumentado. Quanto mais rápido for a corrente de água, menor será a probabilidade de um mosquito colocar mais ovos. O cascalho e todas as decorações dentro do aquário devem ser bem aspirados. A luz do aquário deve ser deixada ligada por uma quantidade de tempo normal e os peixes devem ser alimentados com moderação para minimizar quaisquer resíduos deixados no fundo do tanque. Esse processo deve retirar os vermes de sangue existentes e impedir que os novos eclodam.
Mais Artigos
Como criar um caranguejo do manguezal dentro de casa→
Um peixe-dourado pode viver em uma bacia sem filtro?→
Como eliminar o odor de um aquário de tartaruga →
Por que vermes vermelhos aparecem em minha piscina?→
A melhor forma de limpar a água verde de um tanque com peixes→
Ração caseira para peixe beta→
Referências
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images