Como remover um banho de prata

••• Old silver dishes image by Dmitri Melnik from Fotolia.com

Saber como remover um banho de prata de itens como jóias ou talheres é útil se você quiser retirar a prata antiga e envelhecida para depois banhá-los em nova prata. Você também pode usar esse método para recuperar a preciosa prata de itens que você tem a intenção de jogar fora. Tanto a aplicação quanto a remoção do banho de prata de outros objetos de metal (geralmente cobre) são processos perigosos que envolvem produtos químicos tóxicos e ácidos. Estes produtos são corrosivos para a pele e para os olhos e tóxicos quando inalados; por isso, antes de tentar executar esse processo você mesmo, certifique-se de ter proteção para os olhos, pele e de possuir ventilação apropriada para remover completamente e imediatamente a fumaça tóxica para o exterior.

Passo 1

Use equipamentos de segurança adequados. Óculos de proteção que cubram completamente seus olhos e evitem respingos são obrigatórios. Vista uma capa de chuva velha ou outro material impermeável para proteger seus braços, luvas impermeáveis ou próprias para lavar louças e um avental de plástico para proteger o restante do seu corpo de quaisquer respingos.

Passo 2

Misture uma solução de três partes de ácido sulfúrico para cada parte de ácido nítrico em um recipiente de porcelana ou grés.

Passo 3

Coloque o recipiente em uma panela maior cheia de água; este será o banho-maria. Aqueça a água do banho-maria com um maçarico até que os ácidos no recipiente alcancem uma temperatura de cerca de 80 graus centígrados.

Passo 4

Amarre um fio de cobre ao redor do objeto do qual você quer remover o banho de prata. Suspenda o objeto pelo fio na solução de ácidos.

Passo 5

Retire o item a ser desprateado após alguns segundos. Enxágue completamente com água em qualquer temperatura e depois passe serragem para secar.

Mais recentes

×