Como remover chiclete de veludo

••• Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images

Veludo, utilizado tanto para roupas como estofados, tem uma textura aveludada e macia, como um pelo. Chiclete e veludo não se misturam. O chiclete tende a penetrar na fibra do tecido, tornando difícil a remoção. Itens de veludo também são propensos a manchas e enrugamento se lavados indevidamente, portanto, alguns métodos comuns para remoção de chicletes não são adequados para esse tecido. Os métodos de remoção dependem de onde estiver o chiclete: sobre roupas ou estofados.

Passo 1

Coloque bastante gelo em um saco de plástico com fecho hermético. Coloque o gelo em cima do chiclete por 20 minutos ou até ele congelar e ficar duro. Outra alternativa é colocar itens pequenos de veludo e roupas no congelador por 30 minutos.

Passo 2

Raspe o chiclete endurecido do veludo com a ponta de uma colher ou faca para manteiga sem corte. Volte a congelar o chiclete se começar a amolecer durante a remoção.

Passo 3

Dissolva 1 colher de chá de sabão para roupas em 2 xícaras de água fria. Não use água quente em veludo, pois poderá soltar o corante do tecido ou deixar manchas de água.

Passo 4

Molhe um pano na solução de sabão. Limpe resíduos restantes de chiclete com o pano, fazendo-o sair das fibras de veludo.

Passo 5

Seque o sabão dos estofados de veludo com um pano embebido em água. Seque a mancha com um pano seco até que quase toda a umidade seja removida.

Passo 6

Lave roupas de veludo na máquina de acordo com instruções na etiqueta. A maioria dos itens de veludo são laváveis ​​à máquina se usar água fria. Coloque o item estendido e deixe-o secar naturalmente após a lavagem.

Mais recentes

×