Como remover ferrugem de churrasqueiras

••• Pixland/Pixland/Getty Images

As churrasqueiras externas ficam enferrujadas facilmente, especialmente no inverno, quando não são tão usadas. A ferrugem pode cobrir a estrutura ou as grelhas, se estas forem de metal. É muito importante limpar as partes afetadas, para evitar que a corrosão se espalhe. Recuperar as partes oxidadas da churrasqueira envolve remover o máximo de ferrugem possível e reparar a superfície do metal, prevenindo futuras ocorrências.

Limpando a ferrugem na parte interna

Passo 1

Retire o suporte interno da grelha, levantando-o.

Passo 2

Esfregue a parte frontal e traseira do suporte com uma escova de arame de aço, especialmente as áreas enferrujadas.

Passo 3

Lave toda a superfície do suporte com sabão e água. Esfregue novamente com a escova de aço, para eliminar eventuais vestígios de ferrugem.

Passo 4

Lave o suporte abundantemente com água limpa para remover os resíduos de sabão. Seque-o com um pano que não solte fiapos, para enxugar toda a umidade.

Passo 5

Borrife óleo em toda a superfície e deixe-a secar.

Limpando a ferrugem na parte externa

Passo 1

Pressione um pedaço de lã de aço contra a mancha de ferrugem nos vãos da grelha e esfregue a área enferrujada em um movimento circular, para eliminar a maior parte da corrosão.

Passo 2

Coloque uma colher de sopa de removedor de ferrugem em um pano e passe-o sobre a área enferrujada da grelha. O produto está disponível em lojas de artigos para construções e sela a ferrugem, evitando a sua propagação.

Passo 3

Deixe o removedor secar completamente, até perder a textura oleosa. Se você desejar e se encontrar um tom igual ao resto da churrasqueira, aplique a tinta resistente ao calor na área afetada.

Passo 4

Deixe a tinta secar por 24 horas antes de usar a churrasqueira.

Mais recentes

×