Como remover fita adesiva do plástico

••• a tape holder image by Rich Johnson from Fotolia.com

Muitos produtos plásticos são envoltos em algum tipo de fita ou adesivo antes mesmo de chegarem às prateleiras. Por mais que, indubitavelmente, isso seja cômodo para os varejistas, remover toda aquela cola pode dar muito trabalho, principalmente se a fita ficou no plástico durante muito tempo ou se foi exposta ao calor. Felizmente, existem várias técnicas que podem ajudar na remoção.

Remoção manual

Passo 1

Levante os cantos da fita com suas unhas. Quando levantar um dos cantos, puxe e remova o máximo de fita que conseguir. Provavelmente, a fita sairá em tiras, deixando bastante resíduo grudento.

Passo 2

Limpe a superfície com água morna. Se o objeto pode ser imerso, deixe-o sob a água por um curto período de tempo. Caso contrário, aplique a água com um pano ou uma esponja umedecida. Não use nada abrasivo como uma bucha, mas um pano texturizado pode ajudar.

Passo 3

Esfregue o pano para frente e para trás fazendo pequenos círculos. Quando o adesivo se agrupar em bolinhas, pegue-o com os dedos. Se ainda assim sobrar algum resíduo, continue com a próxima seção.

Agentes de limpeza

Passo 1

Aplique uma colher de detergente para louças na área com cola. Esses detergentes empregam surfactantes, enzimas e, algumas vezes, fosfatos que, por se prenderem ao contaminante, ajudam a quebrar a ligação entre ele e o objeto. Combinado com um leve esfregar, o detergente pode ser o suficiente para desprender o adesivo, ainda que isso possa levar vários minutos.

Passo 2

Espirre spray de cabelo na área e volte a esfregar com um pano umedecido. O ingrediente base para muitos dos sprays é o álcool SD-40, que é quimicamente classificado como solvente. Outros tipos de álcool, como o isopropílico, também podem ser utilizados.

Passo 3

Borrife o WD-40, deixe repousar por alguns instantes e retire-o com um pano seco. Os ingredientes desse óleo são mantidos em segredo pelo fabricante, mas muitas pessoas o acham um agente de limpeza efetivo e inofensivo. Ele deixará o plástico um pouco gorduroso, de forma que talvez seja bom limpar o objeto com água ensaboada após a aplicação.

Mais recentes

×