Como remover gordura e sujeira que estejam agarradas na grelha da sua churrasqueira

••• Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images

Fazer churrasco na grelha é praticamente um esporte para alguns cozinheiros, sendo que a limpeza deve ser parte do processo. Após cozinhar em sua grelha a carvão ou gás, é importante limpar as grades. A gordura e partículas de comida queimadas e agarradas podem eventualmente danificar a sua grelha. Cozinhar em uma grelha suja não é apenas anti-higiênico, mas também pode deixar sua comida com gosto de queimado. Tome cuidado ao limpá-la, especialmente se ela possuir revestimento antiaderente, para não danificá-la.

Passo 1

Feche a tampa da sua grelha a gás, após remover a comida. Ligue-a em fogo alto e deixe-a descansar por 15 minutos, para torrar quaisquer restos de comida que estejam nela. Pule este passo caso sua grelha seja a carvão.

Passo 2

Escove as grades da sua grelha com uma escova de metal, após esfriarem. Caso possuam revestimento antiaderente, use o método recomendado pelo fabricante. Alguns modelos podem ser limpos com uma escova metálica normal, enquanto outros podem precisar de uma lã de aço fina. Esfregue a grelha, para soltar e começar a remover a gordura e os restos de comida que estejam agarrados.

Passo 3

Encha um recipiente grande, como uma bacia, com água morna. Coloque um detergente de louça suave para criar espuma.

Passo 4

Coloque a grelha dentro da bacia com água morna e sabão, entaõ deixe descansar até que os restos de comida e gordura comecem a se soltar. Verifique a cada 15 minutos, aproximadamente.

Passo 5

Após a gordura e a comida começarem a soltar, esfregue um pano molhado na grelha. Escove com uma lã de aço fina, caso ainda não solte.

Passo 6

Remova a grelha limpa da água e seque-a completamente, para que não enferruje. Coloque-a de volta na churrasqueira.

Mais recentes

×