Como remover gordura queimada de panelas de ferro fundido

••• Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

As panelas de ferro fundido são duráveis e versáteis. Elas têm sido utilizadas na cozinha por muitos anos e, quando bem cuidadas, podem passar de uma geração para outra. A gordura queimada, porém, cria uma camada transparente que atrapalha a capacidade antiaderente do ferro fundido e também afeta o sabor dos alimentos. Evitar esse acúmulo é o melhor, mas, se já for tarde demais, você pode fazer a limpeza das suas panelas facilmente.

Passo 1

PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images

Derrame água gaseificada na panela ainda morna, cobrindo toda a mancha de gordura. Deixe de molho por alguns minutos e esfregue a superfície com uma escova de náilon. Em seguida, enxágue a panela com água.

Passo 2

Se a gordura queimada permanecer, polvilhe sal sobre a superfície da panela. Molhe a escova de náilon novamente e continue a esfregá-la na panela. O sal funcionará como um abrasivo suave que ajudará a limpar o ferro sem arranhá-lo.

Passo 3

Enxágue a panela e veja se ainda resta algum resíduo de gordura. Se sim, coloque duas gotas de detergente dentro da panela e esfregue novamente com a escova de náilon. Use o detergente com cautela, pois ele pode remover a camada temperada do ferro fundido.

Passo 4

ULTRA F/Photodisc/Getty Images

Use água morna e enxágue a panela imediatamente. Em seguida, seque-a com um pano livre de fiapos para evitar que enferruje.

Mais recentes

×