×
Loading ...

Como remover manchas de Betadine dos tecidos

Betadine é um antisséptico à base de iodo que é vendido na forma de pomada, cotonete, tintura ou creme para a pele. Na maioria dos casos, aplica-se a versão em creme em pequenos cortes e arranhados para evitar infecções. O medicamento também é aplicado por médicos, topicamente, antes e durante cirurgias. Assim como os outros produtos à base de iodina, o Betadine pode manchar a pele e os tecidos. É fácil remover as manchas da pele com cotonetes imbuídos em álcool, mas removê-las de tecidos é bem mais difícil.

Instruções

Cuide imediatamente da mancha de iodina para evitar estragos permanentes (clothes image by Zbigniew Nowak from Fotolia.com)
  1. Confira se o tecido pode ou não ser lavado. A maioria dos que são feitos de algodão e poliéster podem e há instruções de lavagem em suas etiquetas. Recorra a um tintureiro ou a uma lavanderia se a etiqueta informar que a lavagem deverá ser a seco, pois nesse caso é necessário o trabalho de um profissional.

    Loading...
  2. Enxague o tecido com água fria corrente, a partir do lado avesso para remover o Betadine. Não use água quente, pois o calor poderá fixar permanentemente a substância nas fibras. Depois do enxágue, mantenha a área úmida para que a mancha não se fixe.

  3. Encharque uma bola de algodão com a solução de peróxido de hidrogênio, que pode ser comprada na maioria das farmácias e supermercados. Esfregue-a sobre a mancha até absorver o máximo possível do Betadine. Lave então a área manchada em água fria corrente para retirar o peróxido.

  4. Encharque uma bola de algodão com álcool e estique o tecido em uma área plana. Em seguida, esfregue suavemente a bola sobre a mancha. Encharque outras bolas de algodão e vá repetindo o processo até retirar o máximo possível da mancha.

  5. Misture 1 litro de água fria, uma colher de sopa de amônia e uma colher de chá do sabão líquido para roupas. Se possível, escolha um sabão com enzimas limpadoras, pois elas ajudam a quebrar os componentes da mancha. Deixe o tecido de molho nessa solução por meia hora e, em seguida, lave-o normalmente, sem colocar para secar.

  6. Para retirar as manchas mais persistentes, adicione uma colher de sopa de cristais de tiossulfato de sódio a uma xícara de água fria e misture até que os cristais se dissolvam por completo. Encharque um pano branco com essa solução e use-o para molhar bem a mancha. Deixe o composto agir no tecido por 10 minutos e depois enxague-o bem para retirar o tiossulfato.

Loading...

Dicas

  • Os cristais de tiossulfato de sódio podem ser adquiridos em farmácias ou lojas de artigos de fotografia.

Aviso

  • Não use secadoras de roupas ao remover essas manchas, pois isso poderá fixá-las permanentemente no tecido.

O que você precisa

  • Água fria
  • Bolas de algodão
  • Peróxido de hidrogênio (solução a 3%)
  • Álcool
  • Sabão líquido para roupas sem alvejante
  • Amônia
  • Tiossulfato de sódio
  • Copo dosador
  • Colheres de medição
  • Colher

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...