Como remover um mandril Makita

••• Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images

Mandris Makita são desenvolvidos para ser ajustados e removidos à mão, sem a necessidade de uma chave. É assim na maioria das furadeiras sem fio. Embora não seja preciso retirar o mandril do Makita frequentemente, com o tempo se desgasta e precisa ser substituído. Ao invés de levar suas ferramentas à uma loja de concertos, poderá remover o seu mandril em apenas algumas etapas.

Passo 1

Retire qualquer broca que esteja montada no mandril. Use uma chave de fenda Phillips para desparafusar o parafuso que está dentro dele. O parafuso tem uma ranhura ao inverso, o que significa que tem que ser desenroscado no sentido horário.

Passo 2

Fixe a broca numa morsa com o mandril apontado para cima. Embora a broca seja feita de um material duro, tenha cuidado para não apertá-la demais.

Passo 3

Insira uma chave Allen de 1,25 cm no mandril, como faria com uma broca. Esta é a maior chave Allen que cabe num mandril Makita. Ajuste-o à mão para ter certeza que a chave fique no devido lugar.

Passo 4

Bata levemente na extremidade saliente da chave Allen com um martelo no sentido horário para afrouxar o mandril. Uma vez frouxo, pode ser facilmente removido com a mão.

Mais recentes

×