Como remover pele morta após a retirada de uma atadura

••• BananaStock/BananaStock/Getty Images

Após a remoção de uma atadura ou de um gesso, a pele abaixo aparece branca, escamosa e áspera. Seu corpo continuou a produzir novas células da pele, mas não era possível remover as peles mortas presas sob a atadura. Remover toda a pele morta de uma única vez é impossível e tentar fazê-lo pode causar sangramento. A melhor forma de eliminar as células mortas é através de um regime lento e cuidadoso de esfoliação e hidratação. Esse processo permite que a pele nova e sensível se cure e reduz as chances de infecção.

Passo 1

Lave a área com células mortas em água morna entre 10 e 20 minutos. A sensibilidade aumentada da pele tornará doloroso um banho com água quente. Além disso, a água quente prejudica a hidratação da pele, enquanto a água morna ajuda a amaciar a pele ressecada.

Passo 2

Seque a região com uma toalha macia e felpuda, passando-a levemente, para remover a pele desprendida. Não esfregue.

Passo 3

Aplique hidratante à região. Uma manteiga corporal espessa ou óleo de bebê pode ajudar a hidratar a pele e amolecer as células mortas, para que se desprendam naturalmente.

Passo 4

Leve sempre um hidratante, para reaplicar ao longo do dia, aliviando dor ou coceira conforme a pele morta se soltar e as células novas se estabelecerem.

Passo 5

Envolva a pele esfoliada em uma camada fina de gaze, para protegê-la do contato com a roupa, e permita que a pele respire. Se estiver em casa, deixe a região exposta ao ar o máximo de tempo possível, para permitir que as células novas curem a região e se firmem como no resto do corpo.

Mais recentes

×