Como remover pintura à base de cal

••• picket fence detail image by Aaron Kohr from Fotolia.com

A pintura à base de cal é uma mistura de água e óxido de cálcio usada para tornar cercas e paredes mais brancas, dando-lhes um acabamento brilhante. Geralmente, é usada para aplicações ao ar livre em paredes de tijolos e cercas de madeira. O cal não é mais resistente do que tintas domésticas comuns à base de óleo ou látex e, portanto, é dissolvido a partir de técnicas de remoção semelhantes. O método adequando garantirá que a superfície pintada de branco seja restaurada ao seu estado natural.

Passo 1

Coloque luvas resistentes a solventes e prepare um removedor líquido de tinta de acordo com as instruções do fabricante. Escolha um produto não tóxico e ecológico, especialmente quando for aplicado ao ar livre. Solventes comerciais podem ser encontrados em forma de pasta ou líquidos.

Passo 2

Use um pincel ou rolo para aplicar uma camada do removedor sobre a superfície branca. Deixe descansar pelo período especificado no rótulo do produto antes de iniciar a remoção.

Passo 3

Esfregue a pintura à base de cal com uma bucha ou esponja de aço fina para desprendê-lo da superfície. Caso necessário, reaplique o solvente para remover o restante do material até que o acabamento tenha sido completamente retirado.

Passo 4

Uma alternativa rápida e conveniente à solução química é a lavagem sob pressão. Prenda folhas de plástico ou lonas sobre quaisquer superfícies que você deseja manter secas.

Passo 5

No início, ajuste a lavadora para um nível médio de pulverização e em baixa pressão. Coloque os óculos de segurança e mantenha a tubeira ou biqueira do equipamento em um ângulo de 45 graus em relação à superfície que será lavada.

Passo 6

Aperte o gatilho e pulverize a tinta à base de cal, aumentando gradualmente a pressão, caso necessário, para limpar as áreas mais difíceis. Deixe a superfície restaurada secar naturalmente durante um período de 24 horas.

Mais recentes

×