Como remover plástico derretido de metal e vidro

••• Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images

Se você deixar acidentalmente uma colher de plástico em cima de um forno quente, ela irá derreter, formando uma poça, e irá fundir com o esmalte do aparelho. Caso você coloque por engano um prato de plástico no micro-ondas que não seja adequado, ele poderá derreter em cima do prato de vidro. Essas manchas de plástico podem ser as mais difíceis de remover.

Passo 1

Deixe o plástico derretido esfriar completamente. Se a superfície metálica ou de vidro é parte de um forno ou de uma torradeira, assegure-se de que o aparelho esteja desligado e completamente frio, antes de começar a limpeza. Um plástico derretido que continue quente poderá causar queimaduras graves se encostar na pele e essas manchas são mais fáceis de serem retiradas se a área estiver completamente fria.

Passo 2

Mergulhe o pano de cozinha em amônia doméstica. Suavemente, esprema o excesso do líquido, mas não completamente. Coloque o pano molhado em cima do plástico derretido. Deixe a mancha umedecer por baixo do pano por pelo menos 15 minutos.

Passo 3

Retire o pano com amônia de cima da mancha. Esfregue o plástico com um pano de cozinha macio e seco, aplicando pressão. Isso não irá remover a maioria das manchas de plástico derretido, porém, geralmente vale a tentativa, porque o pano é a ferramenta menos abrasiva. Caso não consiga retirar o plástico derretido, vá para o próximo passo.

Passo 4

Esfregue a mancha de modo firme e rápido, com uma esponja sintética, usando o lado verde de uma esponja verde e amarela. Isso irá remover a maior parte das manchas de plástico derretido. Se grande parte do plástico sair, mas um pouco de resíduo permanecer, você pode recolocar o pano molhado com amônia por mais cinco minutos e tentar novamente com a esponja.

Passo 5

Caso a esponja não funcione, mude para uma ferramenta de raspagem de plástica. Raspadores de gelo de para-brisas funcionam bem, assim como cartões de crédito e outros cartões laminados. Apenas seja cuidadoso para não arranhar a superfície que você está limpando. Plásticos mais moles e flexíveis causam menos danos que os mais duros e firmes.

Mais recentes

×