Como remover pontos de costura

••• Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

Você poderá ter que remover pontos de costura de um projeto caso tenha cometido um erro ou se precisar fazer pontos alinhavos temporários, depois de completar a costura final. O jeito mais fácil de remover os pontos é utilizando um descosedor, disponível na seção de costura da maioria das lojas de tecido. Sua máquina de costura talvez até venha com um pequeno descosedor na caixa de ferramentas, mas você pode achar um maior e mais fácil de se segurar.

Passo 1

Leve o tecido a um lugar onde possa sentar confortavelmente e que tenha uma boa iluminação. Caso precise de óculos para ver de perto, será importante colocá-los.

Passo 2

Segure o tecido de modo que possa ver claramente os pontos que deseja remover. Você poderá ver os pontos mais facilmente do lado avesso do tecido. Se estiver removendo a costura entre dois pedaços de tecido, conseguirá remover os pontos mais facilmente separando os dois e revelando os pontos entre eles.

Passo 3

Encaixe a parte pontuda do descosedor no primeiro ponto. Então, suave mas firmemente, puxe para quebrar a linha. Se fez um ponto chuleado no começo da costura, talvez queira começar removendo os pontos planos primeiramente. Em seguida, volte e remova a área duplamente costurada.

Passo 4

Coloque a parte pontuda do descosedor embaixo do próximo ponto e puxe. Talvez consiga puxar o ponto sem quebrar a linha.

Passo 5

Repita a instrução 4 até que tenha removido todos os pontos. Se eles estiverem com um espaçamento muito grande, como no alinhavo, talvez tenha que utilizar o descosedor para quebrar a linha apenas em alguns pontos. Depois puxe os pontos com seus dedos.

Passo 6

Puxe todas as linhas soltas do tecido, em ambos os lados da costura. Se, por algum motivo, não conseguir remover as linhas de alguma área, costure a linha o mais próximo do tecido possível.

Mais recentes

×